Allan Kardec vai voltar para a UFMA com intuito de disputar o cargo de reitor

Allan Kardec não foi bobo! É difícil acreditar que o próprio que pediu demissão. No entanto essa é versão oficial de sua saída da Prefeitura de São Luís, porém o ex-secretário já saiu avisando que volta para a Universidade Federal do Maranhão. Em sua carta de despedida ao prefeito, informou que “ama a ciência e gosta do contato com os alunos” e aí está a confirmação do que já havia sido dito aqui (veja aqui), o PHD em Engenharia Elétrica deseja disputar o cargo de reitor da UFMA em 2015.
Allan Kardec sonha em ocupar o cargo de Natalino Salgado na UFMA
Candidato em 2007 a vice-reitor da Universidade na mesma chapa de Francisco Gonçalves (PT), hoje presidente da FUNC, Allan acabou sendo derrotado assim como seu companheiro. Na oportunidade quem venceu foi o professor Natalino Salgado, que vem realizando uma administração reconhecida por todos, portanto ele nem entrou na disputa em 2011, uma vez que sabia que seria muito difícil derrotar o atual reitor como o seu vice.
Porém a situação agora é outra, em 2015, Natalino Salgado não poderá mais disputar a reeleição e assim fica aberta a chance de um novo nome assumir o comando da UFMA. Para se ter uma ideia, a Universidade só tem um orçamento menor que o Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Saúde, ou seja, a Instituição Federal tem recursos superiores ao da prefeitura de São Luís, logo quem a administra, tem praticamente a força de um governador.
Allan Kardec não entra nessa disputa sozinho, ele conta com a força de Flávio Dino (PC do B) e sua influência no governo federal, uma vez que, além da eleição para reitor da UFMA que ocorre entre professores, servidores e alunos, quem assume o posto é o escolhido pelo presidente da República e como provavelmente será a presidente Dilma Rousseff (PT) a fazer novamente escolha em 2015, uma vez que a petista deve ser reeleita em 2014, o caminho pode estar aberto para Allan.
Mas para que isso ocorra, o atual presidente da Embratur vai precisar vencer a eleição de governador no Maranhão, caso contrário terá sua influência inferior a atual para articular que Allan Kardec possa a vir ser o novo reitor da UFMA.
Inclusive o ex-secretário municipal de Educação já se movimenta muito nos bastidores acadêmicos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *