UFMA passa a fazer parte da história do STF ao ter seu primeiro egresso do curso de Direito como ministro

A escolha de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal, coloca a Universidade Federal do Maranhão como mais uma instituição formadora dos membros da alta corte do judiciário brasileiro. A UFMA entra em uma lista composta por apenas 34 instituições formadoras. A líder absoluta é a USP que formou 55 ministros do STF.

Flávio Dino é egresso da UFMA, após ter concluído o curso de Direito em 1991. Vale destacar que outros cinco maranhenses fizeram parte do STF, mas todos os outros se formaram fora do estado e apenas Carlos Alberto Madeira se formou no Maranhão, mas na antiga Faculdade de Direito de São Luís, que passou a ser incorporada pela UFMA.

Os dados disponíveis no portal do STF permitem rastrear as origens acadêmicas dos magistrados. Os Estados do Sudeste concentram o maior número de egressos na Corte, além da USP, destacam-se a Faculdade de Direito de Olinda com nove egressos e outros 31 na Faculdade de Direito do Recife.

13 Estados não formaram ministros, destaque para as regiões Norte e Centro-Oeste, que com exceção do Amazonas e Distrito Federal, todas as outras unidades federativas não possuem egressos de suas instituições de ensino superior.
No entanto, apenas seis estados (Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins) e o Distrito Federal ainda não registraram um representante nascido em suas unidades federativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *