Ministro da Educação inaugura obras na Universidade Federal do Maranhão nessa segunda-feira, 27
Nessa segunda-feira, 27 de novembro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) celebrou um marco significativo em sua trajetória educacional, com a inauguração de quatro relevantes obras pelo Ministro da Educação, Camilo Santana. O Ministério da Educação entregou o prédio da Biblioteca Central, o Prédio Acadêmico da Enfermagem, o Centro de Ciências de Balsas e dois novos setores do Hospital Universitário (HU-UFMA). Na ocasião, o Ministro também empossou o novo reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva.
O evento foi um momento de comemoração e reconhecimento do esforço conjunto para a concretização desses projetos, que têm um impacto direto na experiência de toda a comunidade acadêmica da UFMA.
A visita foi dividida em duas partes. No primeiro momento, a comitiva visitou as instalações do Hospital Universitário — Unidades Presidente Dutra e Materno Infantil —, onde também foi realizada uma coletiva de imprensa com os veículos de comunicação e assessorias do estado. Logo após, seguiram para os prédios de Enfermagem e da Biblioteca Central. Por fim, a segunda parte da cerimônia foi realizada no Centro de Convenções da UFMA, marcada pelo descerramento das placas de inauguração.
Durante a cerimônia, o Ministro da Educação, Camilo Santana, enalteceu o empenho da UFMA em buscar constantemente a excelência acadêmica e reforçou o compromisso do governo federal com o fortalecimento das instituições de ensino superior em todo o país. Em seu discurso, Camilo enalteceu o trabalho dedicado e o comprometimento com a saúde pública realizado no Hospital Universitário.
“Viemos entregar obras importantes da Federal do Maranhão. Foram investidos mais de 30 milhões de reais no prédio de Enfermagem, da Biblioteca Central, do Centro de Ciências de Balsas e do Hospital Universitário. O Hospital Universitário, além de ser um hospital que serve à população, é um hospital que forma nossos profissionais de saúde. Aqui, há residência médica e estudantes que fazem os cursos de medicina na Universidade Federal do Maranhão, portanto é um hospital que, além de ser de excelência, oferece também atendimento à saúde e ao ensino de pesquisa, considerados importantes para o Estado do Maranhão. Haverá novos investimentos no ensino superior, e aqui na Universidade Federal do Maranhão, por meio Programa de Aceleração do Crescimento, que deverá ser anunciado em breve”, garantiu.
O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, pontuou a relevância das quatro obras para a comunidade universitária. “É com grande alegria que me encontro aqui hoje para celebrar a inauguração de importantes marcos em nossa Universidade Federal do Maranhão. O novo prédio do curso de Enfermagem, a Biblioteca Central, a expansão do Centro de Ciências de Balsas e as salas das unidades Materno Infantil e Presidente Dutra do HU-UFMA, representam um compromisso renovado com a formação de profissionais altamente qualificados. A inauguração da Biblioteca Central é um passo significativo na promoção do acesso ao conhecimento. Agradeço a todos os envolvidos nesse projeto e reafirmo nosso compromisso com a excelência acadêmica.”
O ex-reitor da Universidade, Natalino Salgado, que conduziu o andamento e a conclusão das obras, destacou, em seu discurso, o comprometimento de toda a Universidade e resgatou o trabalho empreendido para que a instituição tivesse hoje acesso a espaços de qualidade.
“Esta instituição que está aqui cresceu e se expandiu com o projeto Reuni. A nossa Universidade é uma instituição que tem inclusão social. Em 2010, estávamos assinando a ordem de execução da nossa biblioteca, que é um prédio edificado, que, para nós, é um orgulho, cartão de visita, ali está o nosso conhecimento, onde vamos colocar 400 mil livros daqui a trinta dias e vamos sair de um local acanhado para uma instalação digna. Hoje, com a visita do Ministro, concretiza-se a inauguração. Isso é um resgate histórico. Nós temos unidades acadêmicas construídas de boa qualidade para continuar o ensino de qualidade”, ressaltou Natalino.
A Biblioteca Central é uma das obras mais importantes da Universidade. Sua modernização representa um passo significativo para o acesso à informação e ao conhecimento, oferecendo um acervo atualizado e sistemas tecnológicos que facilitam o estudo e a pesquisa. Além de servir de espaço para atividades culturais, conta com cerca de 8.400 metros quadrados de área construída e vai atender a toda a comunidade universitária, em espaços modernos e atualizados. A nova biblioteca oferece dez salas de estudos em grupo, um laboratório de informática, uma sala de multimídia, duas salas de acessibilidade, duas salas com cabines individuais e um miniauditório.
“A inauguração de hoje do prédio da Biblioteca Central da Universidade representa uma conquista histórica dos antigos reitores, do professor Natalino, do professor Fernando, dos diretores da biblioteca, de bibliotecários, sobretudo, da comunidade universitária da UFMA. Teremos, a partir de hoje, uma biblioteca que possa armazenar e ter tanto acervo presencial como acervo digital e, principalmente, um acervo que vai agregar a cultura, a arte e a ciência do Maranhão”, manifestou o Diretor de Bibliotecas Integradas, César Castro.
Para o Centro de Ciências de Balsas, a solenidade de inauguração simboliza os dez anos de atividade de excelência realizada no município e na região. “Essa inauguração é um momento muito simbólico para nós, de Balsas. Já funcionamos na nossa sede há três anos, mas essa inauguração de fato nos ajuda a consolidar o que a UFMA Câmpus de Balsas vem fazendo, que é o ensino, a pesquisa e a extensão nos últimos dez anos”, salientou a Diretora do CCBL, Gisélia Brito.
Já o Prédio de Enfermagem beneficiará mais de seiscentos alunos e envolve mais de quarenta docentes. Atende especialmente a alunos de graduação e pós-graduação em enfermagem. É uma obra de 3,6 mil metros quadrados, com dois andares e instalações modernas. Conta com onze salas de aula no térreo, biblioteca, ambulatório, área de vivência, refeitório e sanitários. O piso superior conta com cerca de dezoito laboratórios, sala de reunião, duas salas de pós-graduação, setor administrativo, sanitários e vestiários.
O chefe do Departamento de Enfermagem, Aurean d’Eça Junior, expressa o sentimento de retornar a um prédio reformado e ampliado que proporcionará um ambiente de aprendizagem mais eficiente. “É o resgate da nossa história, a maior parte do nosso curso foi desenvolvida ali, então estamos retornando à nossa casa, que é histórica. O prédio não foi somente reformado como ampliado, e isso vai propiciar oportunidades para que possamos desenvolver atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, com qualidade e inovação.”
A inauguração dessas obras marca um capítulo significativo na história da instituição, trazendo consigo a promessa de um ambiente acadêmico mais estimulante, propício à pesquisa, ao ensino de qualidade e à formação integral dos estudantes.