HU-UFMA conquista 1º lugar no ranking de transparência ativa da CGU

O Hospital Universitário da UFMA, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HU-UFMA/Ebserh), conquistou a primeira posição entre as instituições do Poder Executivo Federal com maior transparência ativa.

O ranking é divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU), órgão responsável por monitorar a implementação da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação- LAI). Os dados são coletados através do Sistema de Transparência Ativa (STA), um formulário de preenchimento obrigatório pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal para monitoramento dos dados, que, por sua vez, ficam disponíveis em um painel online (Painel de Acesso às Informação), onde é possível consultar essas e outras informações.

Marco foi alcançado pelo HU-UFMA, juntamente com a administração central e mais 21 hospitais geridos pela Ebserh. O número de unidades que atendem em 100% os itens exigidos em 2023 supera em mais de 50% o do ano passado, quando 14 HUs conseguiram tal feito.

A ouvidora do HU-UFMA, Lourineide Nunes De Jesus, afirma que essa foi uma conquista coletiva. “Esse resultado positivo só foi possível graças ao empenho de toda a equipe responsável por fornecer e atualizar os dados que precisam ser disponibilizados de forma transparente e de fácil acesso a todos, fortalecendo uma cultura de incentivo a boas práticas de gestão e busca por aprimoramento diário, sempre em sintonia com os órgãos de auditoria federal”, afirmou ela.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, pontuou que o resultado foi fruto de muita dedicação e parabenizou a equipe pelo trabalho desenvolvido. “Resultados como este nos indicam que estamos no caminho certo e nos motivam a continuar trabalhando para a melhorar processos e reafirmar a cada dia o nosso compromisso com uma prestação de serviços séria e de excelência para a população”, disse ela.

A LAI estabelece que as informações de interesse coletivo ou geral devem ser divulgadas pelos órgãos públicos, espontânea e proativamente, independentemente de solicitações. Além disso, no art. 8º, prevê um rol mínimo de dados que os órgãos e as entidades devem, obrigatoriamente, divulgar nas suas páginas oficiais na internet, no menu “Acesso à Informação”. Diante disso, a equipe do HU-UFMA conseguiu atender a todas essas exigências.
Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *