O que significa as estrelas de um hotel

Vista do novo Ferreiro Praia a se instalar no Praia Mar Hotel

Ao planejar uma viagem ou uma estadia em um hotel, é comum nos deparamos com uma classificação de estrelas atribuídas a cada estabelecimento. Essas estrelas, que variam de um a cinco, podem ter um grande impacto na nossa decisão final.

Mas, você já parou para se perguntar o que exatamente essas estrelas representam? Por trás dessa classificação aparentemente simples, há uma série de critérios e padrões que são levados em consideração.

Neste conteúdo, iremos explorar o significado das estrelas de um hotel, desvendar os elementos que influenciam sua classificação e discutir como essa informação pode auxiliar na escolha da acomodação perfeita para a sua próxima viagem.

Portanto, se você deseja entender melhor o que as estrelas de um hotel significam e como podem impactar a sua experiência, continue lendo este artigo!

Como funciona a classificação de hotéis por estrelas?

A responsabilidade pela avaliação e classificação de hotéis por estrelas varia segundo o país e a região. Em muitos países, existem órgãos ou agências independentes especializadas nesse processo, como:

  • Michelin: Conhecida empresa francesa que ficou famosa por suas classificações de estrelas em restaurantes, mas também atribui estrelas a hotéis em vários países. O Guia Michelin, por exemplo, é amplamente reconhecido por sua reputação e critérios rigorosos;

  • AAA: Nos Estados Unidos e no Canadá, temos a American Automobile Association, uma organização que realiza avaliações e fornece classificações de hotéis e outros estabelecimentos de hospitalidade. Eles utilizam um sistema com diamantes;

  • Visit Britain: Organização oficial de turismo no Reino Unido. Eles utilizam um sistema de classificação de estrelas, que vai de uma a cinco, e consideram uma série de critérios, incluindo qualidade das instalações, serviços e comodidades.

Já no Brasil, a classificação de hotéis por estrela é realizada pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), coordenado pelo Ministério do Turismo. Ele é quem estabelece os critérios e os procedimentos para classificação de hotéis e outros meios de hospedagem no país.

O sistema de classificação adotado pelo SBClass utiliza estrelas que variam de uma a cinco para classificar os hotéis com base em uma série de requisitos e padrões. Alguns dos critérios considerados incluem a infraestrutura das instalações, serviços e comodidades oferecidos, qualidade dos quartos, limpeza e segurança, entre outros aspectos.

Uma estrela

Os hotéis com uma estrela são uma categoria básica de hospedagem, oferecendo apenas acomodações simples e serviços essenciais. Isso quer dizer que viajantes que buscam uma opção econômica e funcional para estadias curtas podem optar por essa opção.

Uma das exigências, por exemplo, se trata da recepção que deve funcionar aberta por pelo menos 12 horas diárias. Isso significa que os viajantes têm acesso à equipe do hotel durante a maior parte do dia, permitindo o check-in e outras informações.

Além disso, o café da manhã é outro serviço obrigatório. Deste modo, os hóspedes podem desfrutar de uma refeição matinal, que normalmente inclui uma variedade de pães, frutas, bebidas quentes e frias e outros itens básicos para começar o dia.

Dentre as principais normas, os quartos precisam ter uma área útil mínima de  9 m². Assim, os hóspedes contam com um espaço confortável para se acomodar durante sua estadia.

Duas estrelas

Em geral, estabelecimentos de pequeno porte, composto por dois a quatro antes e gerenciados diretamente pelo proprietário costumam apresentar duas estrelas.

Com isso, esses hotéis oferecem uma atmosfera mais íntima e acolhedora, sendo uma opção interessante para aqueles que buscam um ambiente mais pessoal. Além disso, esses estabelecimentos ficam em áreas de fácil acesso por meio de transporte público.

Ou seja, você consegue encontrar atrações com preços acessíveis nas proximidades, o que torna a estadia ainda mais atrativa para os visitantes. E, embora não seja comum encontrar restaurantes nesses hotéis, existem diversas opções nas imediações.

Outra característica comum aos hotéis de duas estrelas se trata da restrição de acesso ao público após determinado horário. Isso é feito para garantir a segurança e o bem-estar dos hóspedes, criando um ambiente tranquilo e privativo durante as horas noturnas.

Três estrelas

Hotéis de três estrelas oferecem uma série de atrativos que tornam a estadia dos hóspedes memorável. Essa classificação é, geralmente, atribuída a estabelecimentos populares, como o Holiday Inn e o Hilton, conhecidos por proporcionar uma experiência de qualidade.

Estrategicamente, esses estabelecimentos se localizam em grandes vias expressas e áreas de negócios, oferecendo fácil acesso a uma variedade de lojas, restaurantes e atrações com preços que variam de moderados a mais elevados.

Além disso, dentro do próprio hotel, você pode desfrutar de um restaurante de porte médio, onde você encontra café da manhã e jantar, garantindo refeições convenientes. Embora o serviço de quarto varie, é comum encontrar essa comodidade no local.

Quatro estrelas

Esses estabelecimentos, como os renomados da rede Hyatt, são conhecidos por seu tamanho imponente, atendimento formal e moderno e uma recepção completa, inclusive com serviço de carregador.

Localizados em regiões privilegiadas, esses hotéis oferecem uma proximidade conveniente com grandes lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. É comum encontrar outros hotéis de porte similar nas redondezas, criando um ambiente vibrante e repleto de ações para os hóspedes explorarem.

Ao se hospedar em um hotel de quatro estrelas, você encontrará quartos bem equipados, que combinam elegância e conforto em perfeita harmonia. Além de desfrutar de móveis luxuosos e decorações reunidas, você encontrará as comodidades necessárias para uma estadia memorável.

Cinco estrelas

Prepara-se para uma experiência de hospedagem inigualável nos renomados hotéis de cinco estrelas. Essas joias da hotelaria oferecem o que há de melhor em termos de serviços e conforto, elevando a estadia dos hóspedes a um nível excepcional.

Esses hotéis de elite se encontram em locais de áreas exclusivas e tranquilas, afastadas do centro urbano ou em regiões movimentadas das cidades, onde a vida cosmopolita floresce.

Ao entrar em lobbies luxuosos e deslumbrantes desses estabelecimentos, você será envolvido por uma atmosfera de requinte e opulência. Afinal, os quartos são verdadeiros refúgios de conforto e luxo. Completamente equipados e decorados com bom gosto.

Além disso, muitos desses estabelecimentos, conhecidos como hospedagem de luxo, oferecem comodidades exclusivas, como jacuzzis privativas, piscinas aquecidas e até mesmo vistas panorâmicas deslumbrantes.

Ao escolher um hotel cinco estrelas, você está optando por uma experiência de hospedagem incomparável, onde o luxo e o requinte são os protagonistas.  Por isso, desfrute de uma estadia memorável, cercado por serviços impecáveis, instalações incríveis e uma atenção aos detalhes que garantirá momentos de puro deleite e conforto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *