Avanços na Iniciação Científica e Tecnológica na gestão de Fernando Carvalho

A Iniciação Científica e Tecnológica são as portas de entrada para o avanço da Ciência em uma Instituição. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFMA, um dos mais antigos do Brasil, foi implantado em 1987 para ser a força propulsora da pesquisa e da pós-graduação na instituição. O crescimento efetivo, no entanto, só foi observado a partir de 2007, quando o Professor Dr. Fernando Carvalho assumiu a então Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, PPPG (hoje AGEUFMA). Na época, 175 alunos, provenientes dos cursos de licenciatura e bacharelado, participaram do PIBIC. Desde então, e sob as gestões subsequentes do prof. Fernando Carvalho, verificou-se um impressionante salto de 406 % no total de discentes envolvidos no PIBIC (dados 2022/2023).

No citado ciclo, 886 trabalhos de Iniciação Científica foram realizados pelos alunos do programa, sendo 602 bolsistas e 284 voluntários. Esses números, que podem flutuar em função de substituições ou implantações, são apresentados em um painel interativo com informações em tempo real da AGEUFMA, com dados disponibilizados e periodicamente atualizados. O PIBIC atualmente envolve alunos dos vários cursos de graduação, de todas as áreas do conhecimento científico e de todos os campi da UFMA. No ciclo 22/23, o programa teve 64,4 % de estudantes dos cursos de São Luís e 35,6 % de estudantes dos cursos do continente e 38% dos alunos são provenientes dos cursos de licenciatura da universidade.

Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e seus orientadores são anualmente apresentados em um dos eventos científicos mais importantes da UFMA, o Seminário de Iniciação Científica (SEMIC). Na sua 34ª edição, realizada em dezembro de 2022, 732 trabalhos foram apresentados, tendo sido premiados diversos trabalhos, tanto de alunos dos campi do continente quanto dos campi de São Luís. Ainda realizado no formato on-line, o SEMIC contou com mais de 2.300 participantes, entre discentes de graduação, pós-graduação, docentes da UFMA e também pesquisadores de fora do estado.

“Ficamos muito satisfeitos com esses resultados, que reforçam o compromisso da universidade em promover educação de qualidade, produção científica e formação científica dos discentes. O crescimento significativo do PIBIC envolveu um grande trabalho com a participação dos pesquisadores, técnicos e discentes e, claro, em conjunto com a excelente gestão e dedicação do Professor Natalino Salgado”, afirmou o Professor Dr. Fernando Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *