Em Ribamar, Julinho é o favorito, mas G-8 busca união para tentar a vitória em 2024

Quarto maior colégio eleitoral do Maranhão, São José de Ribamar já acompanha intensos movimentos nos bastidores da política. O atual prefeito Julinho (PL), caminha a passos largos para garantir uma vitória tranquila em 2024, mas seu projeto pode vir a ser ameaçado, caso o famoso G-8, grupo composto por oito personalidades da cidade, confirmem a união e cheguem a um consenso por uma candidatura única. Além deles, alguns apontam que o jornalista Matias Marinho também pode ser candidato.

Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Prever em janeiro desse ano, fica bem evidente a larga vantagem que Julinho possui sobre os demais pré-candidatos. Em um cenário com diversos, o atual prefeito aparece com 45%, o segundo colocado Jota Pinto tem 10%. Os demais pré-candidatos – Eudes Sampaio, Beto das Vilas, Tiago Fernandes, Guilherme Mulato, Dudu Diniz e Édson Júnior – somam 29%, o que favorece a tese que se eles se unirem, podem chegar a ameaçar a reeleição do atual gestor.

O G-8 é composto por todas as lideranças de oposição a Julinho começando pelo atual vice-prefeito Júnior Lago; pelo ex-prefeito Eudes Sampaio; pelo secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes; pelo presidente da Câmara, Dudu Diniz; pelo ex-presidente da Câmara de Vereadores, Beto das Vilas; Édson Júnior; Jota Pinto e pelo procurador-geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau, este último é o único que deixa claro que não irá disputar o cargo de prefeito em 2024.

No registro acima estão reunidos sete membros do chamado G-8, faltando apenas o secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes. O procurador-geral Eduardo Nicolau foi questionado quanto a sua presença e informou que “são amigos queridos” e desconversou sobre a relação política.

Uma fonte bem posicionada nos bastidores da política de São José de Ribamar, afirmou que o tal G-8 é apenas uma farsa, pois no final é muito provável que todos os integrantes acabem concorrendo ao cargo de prefeito.

Matias Marinho tem se articulado nos bastidores

Fora do G-8, dois nomes tem surgido e podem incomodar os favoritos. O blogueiro Guilherme Mulato vem pontuando com cerca de 6% e o jornalista Matias Marinho que vem sendo apontado como o nome do ex-prefeito Luís Fernando para a disputa.

Por enquanto, o cenário é totalmente favorável para Julinho conquistar sua reeleição e o seu terceiro mandato, o primeiro entre 1993 e 1996. Desde então, os eleitos prefeitos foram: J Câmara entre 1997 e 2004; Luís Fernando entre 2005 e 2010; Gil Cutrim entre 2011 e 2016; Luís Fernando 2017 a 2019 e Eudes Sampaio entre 2019 e 2020.

O Blog Diego Emir tem feito toda semana, uma reportagem especial do cenário político eleitoral dos principais municípios do Maranhão. Já foi feita uma avaliação de São Luís e Timon.

 

2 thoughts on “Em Ribamar, Julinho é o favorito, mas G-8 busca união para tentar a vitória em 2024

  1. O Instituto da reeleição é a pior coisa da política brasileira porque ele permite que figuras se perpetue no poder.
    Só contra reeleição, e acho que a população deveria rejeitar candidatos que tentarem renovar seus mandatos.

  2. De onde tirou esse Matias? Vcs pegam uma pesquisa e escrevem outra coisa, pra favorecer os amigos.
    A pior matéria que li nos últimos anos!!! O g8 é uma farsa, pois no final é muito provável que todos os integrantes acabem concorrendo ao cargo de prefeito? Na sua análise eles seriam todos candidatos pra favorecer o prefeito? Horrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *