Em Ribamar, Julinho é o favorito, mas G-8 busca união para tentar a vitória em 2024

Quarto maior colégio eleitoral do Maranhão, São José de Ribamar já acompanha intensos movimentos nos bastidores da política. O atual prefeito Julinho (PL), caminha a passos largos para garantir uma vitória tranquila em 2024, mas seu projeto pode vir a ser ameaçado, caso o famoso G-8, grupo composto por oito personalidades da cidade, confirmem a união e cheguem a um consenso por uma candidatura única. Além deles, alguns apontam que o jornalista Matias Marinho também pode ser candidato.

Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Prever em janeiro desse ano, fica bem evidente a larga vantagem que Julinho possui sobre os demais pré-candidatos. Em um cenário com diversos, o atual prefeito aparece com 45%, o segundo colocado Jota Pinto tem 10%. Os demais pré-candidatos – Eudes Sampaio, Beto das Vilas, Tiago Fernandes, Guilherme Mulato, Dudu Diniz e Édson Júnior – somam 29%, o que favorece a tese que se eles se unirem, podem chegar a ameaçar a reeleição do atual gestor.

O G-8 é composto por todas as lideranças de oposição a Julinho começando pelo atual vice-prefeito Júnior Lago; pelo ex-prefeito Eudes Sampaio; pelo secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes; pelo presidente da Câmara, Dudu Diniz; pelo ex-presidente da Câmara de Vereadores, Beto das Vilas; Édson Júnior; Jota Pinto e pelo procurador-geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau, este último é o único que deixa claro que não irá disputar o cargo de prefeito em 2024.

No registro acima estão reunidos sete membros do chamado G-8, faltando apenas o secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes. O procurador-geral Eduardo Nicolau foi questionado quanto a sua presença e informou que “são amigos queridos” e desconversou sobre a relação política.

Uma fonte bem posicionada nos bastidores da política de São José de Ribamar, afirmou que o tal G-8 é apenas uma farsa, pois no final é muito provável que todos os integrantes acabem concorrendo ao cargo de prefeito.

Matias Marinho tem se articulado nos bastidores

Fora do G-8, dois nomes tem surgido e podem incomodar os favoritos. O blogueiro Guilherme Mulato vem pontuando com cerca de 6% e o jornalista Matias Marinho que vem sendo apontado como o nome do ex-prefeito Luís Fernando para a disputa.

Por enquanto, o cenário é totalmente favorável para Julinho conquistar sua reeleição e o seu terceiro mandato, o primeiro entre 1993 e 1996. Desde então, os eleitos prefeitos foram: J Câmara entre 1997 e 2004; Luís Fernando entre 2005 e 2010; Gil Cutrim entre 2011 e 2016; Luís Fernando 2017 a 2019 e Eudes Sampaio entre 2019 e 2020.

O Blog Diego Emir tem feito toda semana, uma reportagem especial do cenário político eleitoral dos principais municípios do Maranhão. Já foi feita uma avaliação de São Luís e Timon.

 

3 thoughts on “Em Ribamar, Julinho é o favorito, mas G-8 busca união para tentar a vitória em 2024

  1. O Instituto da reeleição é a pior coisa da política brasileira porque ele permite que figuras se perpetue no poder.
    Só contra reeleição, e acho que a população deveria rejeitar candidatos que tentarem renovar seus mandatos.

  2. De onde tirou esse Matias? Vcs pegam uma pesquisa e escrevem outra coisa, pra favorecer os amigos.
    A pior matéria que li nos últimos anos!!! O g8 é uma farsa, pois no final é muito provável que todos os integrantes acabem concorrendo ao cargo de prefeito? Na sua análise eles seriam todos candidatos pra favorecer o prefeito? Horrível!

  3. Onde esse prefeito é favorito venham aqui nos bairros de São José de ribamar pra ver a calamidade de lixo, falta de segurança, falta de estruturas na ruas, sem oportunidade de emprego pq só colocam os deles, calamidade na iluminação das ruas, as pessoas aqui só falam mal dele aqui em ribamar esse tal de Julinho é eh que não sou de partido nenhum onde esse prefeito de ribamar que se envolveu em escândalos que passou no fantástico é favorito acordaaaa meu povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *