Quatro grupos políticos devem disputar a Prefeitura de Timon em 2024

Em 2020, Timon teve uma das eleições mais acirradas para prefeito no Maranhão. Por menos de 400 votos, Dinair Veloso venceu o Comandante Schnneyder. A vitória foi do Grupo Leitoa que acumula três mandatos consecutivos no comando da Prefeitura. Para 2024, quatro grupos políticos devem travar uma intensa disputa, mas o objetivo da maioria é tentar derrotar os Leitoas que exercem forte influência na cidade desde 1992.

Dinair Veloso filiada ao PDT deve disputar a reeleição com apoio do ex-prefeito Luciano Leitoa e o líder político Chico Leitoa, além do senador Weverton Rocha. Aguardando uma definição do seu partido quanto a composição da Federação com o PSB e Solidariedade, ela pode ter que deixar as fileiras pedetistas ou travar uma briga interna com Rafael pela disputa do comando no município.

Rafael Leitoa, sobrinho de Chico Leitoa, está rompido oficialmente com o grupo, mas voltou a usar o sobrenome, após uma falta de identidade. Porém, o tio não quer nem papo com o deputado estadual no momento e chega a disparar palavras impronunciáveis em relação ao parlamentar.

Rafael afirma que “é muito cedo para falar em candidatura” e está buscando um consenso com as forças de oposição local com o intuito de construir um consenso. “As lideranças que eu conduzo querem nosso nome, mas repito é cedo para falar de candidatura. Momento é de focar no trabalho e construir dialogo”.

Filiado ao PSB, Rafael não falou sobre a possível Federação com o PDT e sobre uma provável disputa interna para disputar a indicação de candidatura a prefeito. Adversários políticos, olham com desconfiança para o sobrinho de Chico Leitoa, pois apostam que os dois podem voltar a se unir em 2024.

No entanto, outros apontam que a força política e a proximidade com o governo Carlos Brandão, coloca Rafael Leitoa em melhores condições para disputar a Prefeitura de Timon.

Como principal adversário do Grupo Leitoa – Dinair e Rafael – surge um agrupamento da oposição com quatro nomes que vem conversando e buscando construir o consenso. Schnneyder, Leandro Bello, Jaconias e Henrique Júnior discutem a candidatura única e tentam uma aproximação com Socorro Waquim, que tem se mantido mais distante.

De acordo com o deputado estadual Leandro Bello, filiado atualmente no Podemos, mas com intenção de ingressar no PT e consequentemente na Federação PT/PCdoB/PV, o dialogo está bom e tem a certeza que os quatro vão encontrar o consenso. Porém, ele não esconde o desejo de disputar a Prefeitura.

Schnneyder nome mais forte na última eleição municipal de 2020, segue filiado ao MDB e conversando com Carlos Brandão. Se estiver melhor posicionado que seus companheiros nas pesquisas até às vésperas da eleição, ele será o candidato do grupo.

Socorro, a mais fragilizada dos pretensos candidatos, aguarda a distância o desdobrar da conversa entre as forças da oposição. Ela sabe que já perdeu muito “poder de fogo”, mas também reconhece que possui um eleitorado cativo e ela pode definir a eleição, assim como foi em 2020, quando teve mais de 16 mil votos.

O cenário político em Timon é bem complexo, ainda mais pelo fato da existência de apenas um turno. A divisão das forças políticas favorecem a atual prefeita Dinair, já a tentativa de construção da união, seria a forma de encerrar a Era Leitoa que começou ainda na década de 90 do século XX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *