Saiba tudo o que rolou durante e após a final do Campeonato Maranhense

Apesar da chuva ter caído de forma torrencial no estádio Castelão, a temperatura subiu durante e após a disputa da final do Campeonato Maranhense. Confira os principais destaques:

MAC – campeão após dez anos 

Desde 2013, o Bode Gregório não conquistava o estadual e após amargar três temporadas na série B do Maranhense, o Quadricolor voltou em grande estilo, conquistando seu 15º título.

Meta é subir para Série C

O presidente do MAC, Carlos Eduardo, após o título anunciou que a próxima meta é subir para Série C. Todos jogadores possuem contrato com o clube até o fim do ano, ou seja, ele só negocia sob pagamento da multa rescisória. O Bode estreia na competição dia 6 de maio em São Luís contra o Atlético/CE. No mínimo o Quadricolor tem calendário até fim de julho em 2023.

Copa FMF

O presidente da Federação Maranhense de Futebol, Antônio Américo, confirmou que vai ocorrer a Copa FMF em 2023. A competição será disputada após a Série B do Maranhense. O dirigente revelou ao fim da partida que vai precisar discutir com os clubes sobre a quantidade de participantes, pois o resultado final do Maranhense causou um fato inédito, o vice-campeão Moto não tem vaga garantida na Série D em 2024, ou seja, pode pedir para participar, assim como o Sampaio que já manifestou seu interesse na competição para conquistar a vaga na Copa do Brasil 2024, sendo assim, sete clubes do Maranhense e mais dois que subirem da Série B, podem participar.

Nova regra da Copa FMF

Antônio Américo ainda revelou que a pedido dos clubes, a Copa FMF pode mudar a regra que impedia a inscrição de apenas três atletas com idade superior a 23 anos. A ideia é liberar até seis jogadores. Vale lembrar que a depender do desempenho de ABC e América/RN na Série B e C, assim como Copa do Brasil, pode fazer o estado do Maranhão perder a terceira vaga na Copa do Brasil e assim a Copa FMF valeria apenas vaga para Série D.

Sampaio e Moto podem ficar fora da Copa FMF

Apesar de improvável a dupla Sampaio e Moto ainda podem ter a possibilidade de não precisar jogar a Copa FMF. Isso ocorre, caso o MAC suba para Série C, que fará o Moto herdar a vaga da Série D em 2024 e se o Sampaio for campeão da Série B, que assim garante a vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil 2024.

MAC, Moto e Sampaio na Copa do Nordeste 2024

Pela primeira vez, os três clubes da capital se classificaram para a Copa do Nordeste. O MAC já está na fase de grupos, Moto e Sampaio vão ter que passar pela pré-Copa do Nordeste.

Melhorias no Castelão 

O secretário estadual de Esportes, Naldir Lopes, informou que o setor 1 do Castelão já está liberado, mas que o presidente do MAC foi quem decidiu não usar a área. Mas que na estreia do Sampaio na Série B no dia 15 de abril, os torcedores vão poder ocupar o espaço, assim como será inaugurada a nova iluminação.

Nhozinho Santos descartado

O presidente da FMF, Antônio Américo, informou que o Nhozinho Santos dificilmente será utilizado pelo Sampaio ou pelo MAC na série B e D, respectivamente. Os dirigentes avaliam que o estádio municipal traz muitos riscos para a organização, portanto o Castelão continuará sendo a opção número 1.

Fim do uso exagerado do Castelão 

Antônio Américo comunicou que em abril deve entregar o Centro de Treinamento da Federação Maranhense de Futebol que visa abrigar as competições de base e até mesmo jogos de menor expressão como ele citou por exemplo, uma partida entre “São José x Chapadinha”, desafogando o uso do Castelão. O local terá um campo de grama sintética e fica localizado na Estrada da Mata em São José de Ribamar.

Aguardando pagamento 

A FMF e clubes estão na expectativa de receberem o pagamento do patrocínio do Governo do Maranhão para os participantes do estadual em 2022 e 2023.

Yglesio acusa arbitragem 

O presidente do Moto saiu inconformado com a derrota nos pênaltis. Em postagens nas suas redes sociais, Yglesio afirmou que o árbitro favoreceu ao MAC ao encerrar a partida aos 56 do segundo tempo, sendo sete minutos a mais do que estipulado nos acréscimos.

Sergio Frota ironiza Yglesio

Após ser alvo de piada na semana passada após a derrota, Sérgio Frota devolveu a brincadeira e disse que Yglesio vai continuar na fila daqueles que nunca ganharam nada. O presidente motense não gostou e partiu pra cima do boliviano.

Maqueanos voltaram correndo

Ao marcar o gol aos 50 minutos do segundo tempo, o Moto criou a ilusão de que já era campeão, tanto que alguns torcedores do MAC foram embora, mas em menos de quatro minutos voltaram correndo com o gol de empate do Bode Gregório.

Publico e renda não foram divulgados 

Assim como não foi divulgada na primeira final, a segunda partida também ficou sem a divulgação do público e renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *