Sampaio Basquete perde e fica com o vice-campeonato brasileiro no basquete feminino
O Sampaio Basquete perdeu nesta terça-feira, 23 de julho, mais uma vez a oportunidade de conquistar o tetracampeonato da Liga Nacional de Basquete Feminino. A derrota veio após o placar 72 a 65 contra o Sesi Araraquara, que já era atual equipe campeã da temporada 2023.
O Sampaio segue com três títulos e agora três vices na LBF. Americana e Ourinhos (ambas equipes estão com atividades suspensas) são as equipes com mais títulos, possuem seis e cinco conquistas respectivamente.
O jogo decisivo foi no ginásio Costa Rodrigues no Centro de São Luís. Foram necessários 5 jogos para decidir o título, o Sampaio chegou a vencer os dois primeiros, mas perdeu os três últimos.
A equipe paulista venceu a LBF no ano passado, exatamente contra o Sampaio e ao contrário do que ocorreu esse ano era o Sesi/Araraquara que tinha vantagem.
O Sampaio Basquete existe desde 2015, quando Murilo Dias apresentou ao Governo do Maranhão um projeto para ser contemplado pela Lei de Incentivo ao Esporte. Desde então, a equipe é mantida com o mesmo recurso R$1,8 milhão por ano via patrocínio da Equatorial Energia.
Antes do Sampaio Basquete chegou a existir o Maranhão Basquete entre 2011 e 2015, projeto desenvolvido pela ex-jogadora Iziane Marques, porém ela e Murilo se uniram, concentrando forças na equipe que já tinha um nome tradicional no esporte maranhense, o clube de futebol Sampaio Corrêa.
Murilo Dias avalia que o Sampaio Basquete acaba sendo uma grande vitrine para o Maranhão, mas infelizmente a dificuldade em patrocínios, limita o desempenho da equipe, que já vem obtendo excelentes resultados, além do tetracampeonato, o Sampaio foi vice em 2018 e 2023.
O Sampaio Basquete conta apenas com o patrocínio da Equatorial Energia através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Maranhão.
A edição 2024 da LBF contou com 11 equipes e o Sampaio foi o único representante do Norte, Nordeste e Centro Oeste.
Os demais participantes foram Corinthians, AD Santo André, Bax Catanduva, Ituano, Ponta Grossa, Pontz São José, Sodiê Mesquita, Unimed Campinas e Unisociesc/Blumenau, além dos próprios finalistas Sampaio e Sesi Araraquara.