Terça-feira de carnaval em São Luís já traz gosto de saudade da maior festa promovida pelo Governo do Maranhão na história do estado

O folião que abrir os seus olhos nas primeiras horas desta terça-feira (21), ainda de carnaval, já vai ter a percepção da saudade da maior festa popular realizada pelo Governo do Estado na história do Maranhão. Foi um verdadeiro sucesso e com certeza o último dia será fechado de forma estonteante. O governador Carlos Brandão (PSB) acertou em cheio ao promover esse formato de folia, que encantou os maranhenses e atraiu milhares de turistas, os quais vão contar o que viram e vão estimular mais e mais visitantes em 2024.

A decisão acertada do secretário de Cultura, Yuri Arruda, ao optar por dois circuitos, o tradicional Beira Mar no período noturno e o da Litorânea durante a manhã e tarde, foi totalmente aprovado pelos foliões e principalmente pelos comerciantes da cidade, uma vez que fez a economia girar em pontos diferentes.

Ao trazer atrações nacionais de renome e de diversos segmentos musicais, Brandão e Arruda, deixaram claro que o carnaval de São Luís é para todos. É para quem gosta do axé, pagode, samba, forró, sertanejo, reggae, piseiro e também da tradição ludovicense, afinal os grupos afros, tradicionais, alternativos, todos esses foram incluídos em uma programação que buscou atender a todos os públicos.

O resultado dessas escolhas acertadas está na ocupação da rede hoteleira (quase 100%) e na explosão de vendas no comércio formal e informal, os foliões estão felizes, os empresários e trabalhadores também, afinal investir no Turismo e na Cultura é garantir geração de emprego e renda.

São Luís sem sombra de dúvidas entrou no circuito dos grandes carnavais do Brasil que hoje praticamente está resumido a Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador, mas não duvide leitor, que em 2024, se mantiver esses investimentos é muito provável que a capital maranhense atraia mais turistas que os tradicionais destinos citados.

E se faz necessário lembrar que todo esse processo foi iniciado ainda nas gestões de Felipe Camarão, Diego Galdino e Anderson Lindoso, que plantaram a semente de trazer grandes atrações que começaram de forma pontual e culminaram em 2020 na grande festa que chamou a atenção do país, a qual foi interrompida pela covid em 2021 e 2022, mas agora o carnaval de São Luís voltou com todo gás.

E já com sentimento de saudade e evidenciando a pluralidade da programação do carnaval de São Luís, hoje tem Bloco da ENME, Marabloco Elétrico, Erickson Andrade, Jonas Esticado e Chiclete com Banana na Avenida Litorânea. Mas é na Beira Mar que os últimos gritos vão ser dados com os tradicionais Confraria do Copo, Jeguefolia, Bandida, Vamu Di Samba, Feijoada Completa e Bloco Afro, o reggae de Maneva e o grande encerramento com o pagode do Grupo Molejo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *