Fora do clichê de Feliz Ano Novo, não espere nada de 2023

Todo 31 de dezembro, a frase “Feliz Ano Novo” é repetida insistentemente. Você passa na rua e vem a vontade de desejar os votos (isso para os felizes com a vida e educados) e você se enche de expectativas, mas é só chegar 2 de janeiro, que boa parte das pessoas esquecem do que é necessário para fazer um ano feliz e aqueles que apostam que tudo vai ser diferente, acabam se frustrando.

Por isso, a melhor atitude a se tomar é: não espere nada do ano que chega. Viva sua vida, dia após dia e deixe se surpreender.

Sei que muitos podem achar a sugestão como algo pessimista, mas na verdade é apenas uma sugestão de realismo para evitar frustrações.

Para um ano ser bom, vivemos duas situações distintas, ações que podemos fazer algo e as outras que não dependem diretamente da gente.

No que podemos mudar ou transformar, tudo bem, você pode fazer o seu processo, apesar de que devemos lembrar que muitas são as vezes em que nós mesmos nos sabotamos. Mas trabalhando com uma perspectiva de mudança de espírito, comportamento ou até mesmo de “transcendentalidade”, ainda assim estamos sujeitos a frustração.

Esse sentimento vem, pois muitos dos nossos desejos, o nosso amor ou até mesmo a paz, ela faz parte de um conjunto que depende do outro.

Mas há quem diga, “o meu estado de felicidade é individual”. Pode até ser, mas vivemos em sociedade e tudo que o marido/esposa, familiares, amigos e conhecidos fazem, acabam nos atingido.

Em alguns casos com menos intensidade. Em outros é uma avalanche que soterra nossos melhores sentimentos.

Com esse raciocínio, eu estou quase afirmando que ser feliz é quase uma missão impossível, afinal sempre tem alguém machucando o outro. Na verdade não é bem assim esse pessimismo todo, mas continuará sendo se continuarmos projetando nos outros as nossas expectativas.

A esperança traz uma nova cor para a vida, mas viver sem criar expectativas é ir pintando aos poucos cada momento da nossa vida e assim se surpreender com as nuances que vão aparecendo.

Em 2023, eu desejo uma vida melhor para todo mundo, mas comece o seu ano como um copo vazio e se as gotas de sentimentos maravilhosos encherem seu corpo até transbordar será extasiante, mas se elas não forem o suficiente, que a frustração não venha e tenhamos a sabedoria de entender que tudo tem a sua hora… E mesmo assim, será possível ter um ano feliz, afinal devemos agradecer sempre pelo maior bem que temos: a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *