A caminho de nova fase, o PRTB tem plenas condições de ajudar na mudança da realidade brasileira

Por Waldir Maranhão

Ultrapassado o quadriênio de radicalização política e de ameaças à democracia, o Brasil ainda tenta se ver livre da polarização ideológica, algo que não acontecerá tão cedo. Para que isso ocorra, partidos e líderes políticos precisam buscar o entendimento como forma de garantir a estabilidade democrática, dar ao País condições de avançar e beneficiar uma população que não pode continuar refém de rixas e antagonismos.

O PRTB, partido que teve protagonismo em passado recente, parte para nova jornada com a eleição dos integrantes do seu diretório nacional. Criada pelo saudoso Levy Fidelix, o PRTB tem como contribuir para o desenvolvimento do Brasil e dos cidadãos, em especial os mais vulneráveis.

Após o falecimento de Levy Fidelix, o PRTB enfrentou divisões internas e disputas que em nada contribuíram para o desenvolvimento da legenda. Viúva de Levy e herdeira política do marido, Aldinéa Fidelix assumiu o comando do partido, mas acabou afastada do posto em razão de decisão judicial passível de questionamentos. Em seu lugar assumiu Júlio Fidelix, irmão de Levy.

Ciente de que a Justiça prevalece, Aldinéa recorreu e obteve junto à Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) parecer favorável ao retorno da normalidade no âmbito da direção do partido.

Na decisão, a PGE enfatizou que o PRTB está “inegavelmente na dependência da realização de convenção para a escolha dos dirigentes maiores da agremiação. A dissolução do Diretório deve ser seguida, por isso, de imediata convocação, sob direção legítima, de convenção para a escolha dos novos dirigentes”. A recomendação da PGE foi acatada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes.

As dúvidas surgidas a partir de 2021 com certeza serão dirimidas no decorrer do processo de escolha dos novos dirigentes da legenda, já que a PGE entendeu que somente uma convenção possibilitará ao partido navegar em águas calmas, situação necessária para o pleno desempenho de suas atribuições.

A realização da convenção e a respectiva escolha dos novos integrantes da Executiva nacional resgatará a normalidade partidária e proporcionará ao PRTB a possibilidade de colaborar de forma efetiva com o país.

O Brasil tem pela frente enormes desafios, além das inegáveis ameaças que rondam a democracia e o Estado de Direito. Entre os muitos desafios, merece destaque o combate à fome e à desigualdade, algo que precisa ser enfrentado com firmeza e rapidez.

Diante desse quadro, com base na estrutura estadual do partido, o PRTB tem muito a oferecer, pois em cada região do país terá condições de interagir com os mais necessitados, identificando os quadros prementes.

No momento não há no cenário político espaço para disputas e discussões ideológicas, uma vez que a realidade brasileira exige concentração de esforços para minimizar o quanto antes as mazelas que afligem a população.

No espectro político, o PRTB situa-se no nicho da centro-direita, situação que serve como ponto de equilíbrio para os embates ideológicos que têm comprometido e atrasado o desenvolvimento do país.

Como disse o sociólogo Herbert José de Sousa, o Betinho, “quem tem fome, tem pressa”. O PRTB está pronto para colaborar no processo de mudança dessa dura realidade que nos ameaça diariamente.

(*) Waldir Maranhão – Médico veterinário e ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), onde lecionou durante anos, foi deputado federal, 1º vice-presidente e presidente da Câmara dos Deputados.

2 thoughts on “A caminho de nova fase, o PRTB tem plenas condições de ajudar na mudança da realidade brasileira

  1. É lamentável as disputas sem ética, ganância, ambição desmedida, e sede de poder que está ocasionando na judicialização da democracia.

    O PRTB tem todos os elementos para construir uma nova corrente política no Brasil.
    O PRTB poderá contruir uma corrente política que não esteja limitada a dogmas entre esquerda e direita, e tão pouco capitalismo ou comunismo.

    Precisamos fazer evoluir o modo de fazer política no Brasil, sobretudo precisamos imprimir valores morais e filosóficos para evoluírmos da política da 5° Série “D”, que como professor entendo que é uma das piores série escolar. Pois mesmo sendo adolescentes, pensam ser adultos e se comportam como crianças. Daí os apelidos “9 dedos, careca, Pepa Pig, Vingador, Dinossauro, entre diversos outros” parece soar engraçado. Onde não existe graça nenhuma quando percebemos que isso provoca a DES graça do povo brasileiro.

    É aguardar que a justiça seja feita!!! Cabe a nós desejar que o PRTB tenha uma nova fase, respeitando o legado que o Levy Fidelix, em conjunto com os fundadores deixaram ao criarem esse partido que poderá contribuir muito para um Brasil de trabalhadores.
    #prtb, #prtb28

    @henriquebarackobama

  2. Waldir Maranhão é investigado pelo Supremo por lavagem de dinheiro e recebimento de propina de repasses mensais entre 30 e 150 mil reais do doleiro Alberto Youssef, por participação na quadrilha que desviou recursos e fraudou contratos da Petrobras com empreiteiras investigadas na Lava Jato. Ele calado continua cometendo crimes.
    CONFIRA:
    https://epoca.globo.com/politica/expresso/noticia/2017/12/ex-assessora-afirma-que-ia-ao-supermercado-pedido-de-waldir-maranhao.html

    https://atual7.com/tudo-sobre/waldir-maranhao/

    https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2016/08/waldir-maranhao-e-condenado-pelo-tce-ma-devolver-r-10-mi-cofres.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *