Por Jezanias Rêgo Monteiro

Hoje faz um ano que o Maranhão perdeu seu maior jurista, processualista, e professor de direito processual civil do século XX, e meados do século XXI, PEDRO LEONEL PINTO DE CARVALHO, com quem tive a honra e privilégio de trabalhar e privar da sua amizade por vinte e seis anos e sete meses, ou seja, quase metade da minha vida. Passado esse primeiro ano de sua partida, só agra me dispus a expressar publicamente a minha homenagem a esse grande homem, que como a mim, marcou a vida de muitos outros operadores do direito em nossa cidade e nosso Estado.

Essa homenagem, surgiu de um sonho que tive recentemente, no qual eu proferia um discurso sobre a vida deste grande professor. Naquele sonho, com muita alegria, eu descrevia as contribuições e influências excepcionais que Pedro Leonel, proporcionou a mim e a todos que dele um dia se aproximaram. Buscando conhecimento ou da tão sonhada Justiça, para suas causas. Também não podemos olvidar que ele influenciou a vida de muitos cidadãos ludovicenses, os quais foram beneficiados, pelas suas famosas Ações Populares. Participei junto como ele, da transformação de muitas histórias de vidas. Onde pessoas simples e humildes, que nos procuravam, tiveram suas trajetórias transformadas, através das grandes vitórias que logramos nas lides judiciais que patrocinávamos. A história está aí para comprovar tudo isso. Eu costumava brincar com ele, chamando-o de “Midas”, pois tudo que ele tocava virava ouro. Devido ao grande sucesso que obtivemos em muitas das causas que atuávamos.

Foi vivendo essas grandes odisseias, que aprendi, com o professor Pedro Leonel, a transformar sonhos em realidades. A começar pelas nossas próprias trajetórias pessoais. Com efeito, nutro por ele um sentimento de eterna gratidão, por tudo que ele representou na minha vida. Não só no campo jurídico, mas também em todas as demais áreas da vida. Pois todos que o conheceram, sabiam que ele era um intelectual de um conhecimento vastíssimo sobre todos os assuntos. De modo que, uma simples conversa com Pedro Leonel, era como desfrutar de um grande banquete do conhecimento.

Aprendi também com ele, como uma pessoa deve se portar com honestidade, altivez, honra, e competência, em toda e qualquer situação. Esses valores eram o alicerce da sua vida. E isso ele não só ensinava, como exercia no seu dia a dia, e como senão bastasse, exigia de todos que com ele trabalhavam.

Portanto, com o passamento de Pedro Leonel, o Maranhão ficou órfão, pois jamais surgirá nessas nossas plagas, um homem, com tamanha tenacidade, bravura, consciência política, e de cidadania de um Pedro Leonel. Ele foi um homem que estava além do seu tempo. Muitas das melhoras dos serviços públicos de nossa cidade, nasceram das ações populares ajuizadas por ele. E pasmem, não fazia isso para buscar holofotes, mídias e etc., muito pelo contrário sempre foi avesso a esse meio mediático.

Muito do que sou, e do que tenho, devo a essa convivência, e a esses anos de trabalho com ele, os quais me proporcionaram, me tornar mais conhecido no meio forense local, e na sociedade como um todo. Mas o mais importante de tudo, foi o grande aprendizado jurídico que ele me propiciou. Destarte, está com Pedro Leonel, significava poder beber do conhecimento, em geral, e em especial do direito na própria fonte.

Desta forma, professor Pedro Leonel, saiba que esse primeiro ano sem sua presença, só faz aumentar a saudade de sua pessoa. Saiba também, que sua influência e o seu exemplo vão sempre caminhar comigo até o fim dos meus dias. Saiba ainda, que esse seu pupilo, nunca vai desonrar sua memória, muito menos praticar qualquer ato de ingratidão, ou indignidade contra sua pessoa, e ao seu legado. Assim, aceite essa singela homenagem do seu eterno discípulo, e seu último decano.

São Luís, 22 de julho de 2020

Jezanias do Rêgo Monteiro

4 thoughts on “Um ano sem Pedro Leonel

  1. Comentário perfeito e bem merecido. Fui juntamente com Jesanias aluno do Professor e Advogado Pedro Leonel Pinto de Carvalho. Não vou aqui dizer e nem acrescentar mais nada por que Jesanias já disse tudo. Faço das palavras de Jesanias as minhas palavras. Jesanias o meu sincero abraço companheiro e colega da Tia me dá UFMA de Jan/1993.

  2. Também me considero um privilegiado pôr ter convivido com esse Humanista Maravilhoso pôr Dezenas de Anos. Saudades Eternas Tio Pedro Leonel Pinto de Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *