Prefeitura reúne produtores rurais e define ações para Semana Mundial de Alimentação

Representantes das comunidades produtoras rurais incluídas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) participaram de reunião para discutir estratégias da Semana Mundial de Alimentação. A reunião foi convocada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), e realizada na tarde desta segunda (21), na sede da secretaria.

O objetivo foi esclarecer os produtores e receber as demandas e contribuições destes para a Semana Mundial de Alimentação, a ser promovida em outubro. “Essa conversa prévia com os produtores vai nos orientar a construir um evento participativo e de interesse aos agricultores, que são o público-alvo”, explicou a coordenadora de Mobilização e Ações Comunitárias, Liliane Sousa.

O agricultor e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Luís, Antônio de Jesus ressaltou a importância dos debates para que a sociedade conheça mais a história de quem sustenta o país. “O que a gente espera é que esse evento em outubro suscite o debate para a elaboração de políticas públicas em benefício do homem do campo”, disse. A agricultora da comunidade Tajipuru, Maria Alice, enfatizou que seja priorizada a mobilização dos produtores para comparecerem de forma efetiva ao evento. “É uma discussão importante e que diz respeito a nós. Todos devem comparecer”.

Para a nutricionista Valéria Moraes, que irá coordenar parte da programação, a promoção de atividades voltadas para este público vai enriquecer e atrair para o evento. “Devemos considerar a realidade destas comunidades e planejar ações com as quais se identifiquem. É o que estamos fazendo para garantir o comparecimento e participação efetiva”, comentou.

Na pauta, as sugestões para elaboração do cronograma de atividades que inclui palestras, orientação nutricional, debates sobre alimentação na primeira infância, cursos na área alimentar para adultos e oficinas de capacitação para crianças. “A Semana Mundial de Alimentação é uma chamada para sensibilizar a sociedade sobre a importância do homem rural e na melhoria de suas condições”, ressaltou Liliane Sousa. A reunião discutiu ainda locais para realização das atividades, estratégias de chamamento do público-alvo, mobilização e participação dos agricultores.

Na ocasião, os produtores apresentaram demandas para a Semana e fizeram sugestões. Foi tratada ainda a participação dos produtores no III Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional para a Sustentabilidade de São Luís, que será dia 24 de outubro. Já a Semana Mundial de Alimentação será de 13 a 16 de outubro, este ano com o tema ‘Proteção social e agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural’. Participaram membros das 26 comunidades cadastradas no PAA, representando ainda os mais de sete mil produtores familiares existentes na capital, segundo aponta o sindicato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *