Exclusivo! Laudo do Corpo de Bombeiros exige melhorias no Convento das Mercês em um prazo de 30 dias

Este jornalista teve acesso com exclusividade ao laudo (veja em anexo) feito pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão, que concede prazo de 30 dias para a nova administração do Convento das Mercês – local onde está abrigada a memória do ex-presidente José Sarney – para se adequar e promover melhorias estruturais, evitando possíveis problemas como incêndio e desabamentos.


Na vistoria feita na última segunda-feira (19), às 16h01, o Corpo de Bombeiros relata ter identificado fissuras nas paredes do prédio, assim como falta de um plano para evitar incêndio na edificação. O laudo é assinado pelo vistoriador Wellington Nadson Furtado Durans. O Convento das Mercês ficou fechado até quinta-feira (22), quando foi reaberto a visitação das exposições: Casa da Química, a história do Porto do Itaqui e a história do Convento das Mercês. O acervo de José Sarney, está com sua exposição fechada por tempo indeterminado.

Entre as melhorias solicitadas estão: apresentar plano de ação de emergência; apresentar laudo de incombustibilidade do assoalho e forro; adequar saída de emergência; apresentar laudo estrutural de toda a edificação; instalar iluminação de emergência etc.

Em contato com o novo administrador do Convento das Mercês, Waldênio Caminha, ele diz que ainda não teve acesso aos documentos e que por isso não pode comentar ainda sobre o assunto. O comando do Corpo de Bombeiros também foi procurado para comentar sobre o que vai ocorrer caso o prazo estipulado para cumprimento das medidas não sejam cumpridas, porém foi informado através de assessoria, que só vão se manifestar, após autorização do governador.


Vale lembrar que em novembro de 2014, o Convento das Mercês recebeu a 8ª edição da Feira do Livro de São Luís e recebeu mais de 200 mil visitantes em oito dias de programação e na época o Corpo de Bombeiros liberou a realização de atividades. Até a sexta-feira (16), dia do fechamento, o prédio estava recebendo em média a visita de 900 pessoas por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *