Sofiane Labidi anuncia que será candidato a reitor da UFMA

Se por um lado o nome da diretora do CCBS, Nair Portela, já foi anunciada como candidata a reitoria da UFMA, por outro o professor e coordenador do Laboratório de Sistemas Inteligentes, Sofiane Labidi, também anunciou sua candidatura a administração superior da Universidade.

Com a experiência de já ter sido Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA), e Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA), Sofiane Labidi entra na disputa para tentar derrotar a candidata apoiada pelo atual reitor Natalino Salgado.

Para isso, o doutor em Inteligência Artificial já vem se articulando e buscando se viabilizar. Tem se aproximado da APRUMA, procurado professores insatisfeitos com a atual administração, tudo isso com intuito de lhe fortalecer e ter condições de vencer a disputa. Porém ele sabe que não será fácil…

Esse ano, Sofiane foi cotado para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, porém o governador eleito Flávio Dino (PCdoB), preferiu indicar o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB).


Perfil de Sofiane Labidi

Doutor em Inteligência Artificial pelo Instituto Francês de Pesquisa em Informática e Automação (INRIA), Mestre em Gestão e Modelagem de Conhecimento, e Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Nice Sophia Antipolis na França. Ele é Professor da Universidade Federal do Maranhão -UFMA onde Coordena o Laboratório de Sistemas Inteligentes -LSI e orienta vários projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Prof. Labidi formou mais de 70 mestres e doutores -um recorde no Maranhão. Ele foi presidente do Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial SBIA – 2004 e de vários eventos científicos. Suas áreas de Pesquisa envolvem: a Engenharia e Gestão do Conhecimento, Tecnologias Educacionais, Telessaúde, I-Business, e Mapeamento e Gerenciamento de Processos de Negócio. Dr. Labidi ocupou vários cargos como Coordenador do Núcleo de Educação a Distância do Polo da Saúde do Maranhão, Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Virtual do Maranhão, e Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA) por 4 anos. Atualmente, é Presidente da Academia Maranhense de Ciências, Vice-presidente da Aliança Francesa e membro do Instituto Histórico e Geográfico d Maranhão -IHGMA. Em 2006, Dr. Labidi recebeu o título de Cidadão Maranhense pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, e o Mérito Timbira, maior comenda do Governo do Estado pelas relevantes contribuições à Ciência do Maranhão. Em agosto de 2012, ele recebeu o título de cidadão ludovicense.

2 thoughts on “Sofiane Labidi anuncia que será candidato a reitor da UFMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *