Centro de Capacitação Tecnológica de São José de Ribamar é inaugurado

Com capacidade para atender mais de 700 alunos e condições de funcionamento, a partir do ano letivo de 2015, a governadora Roseana Sarney inaugurou o Centro de Capacitação Tecnológica de São José de Ribamar. Na ocasião, foi homenageada com uma placa de reconhecimento, compromisso e apoio pelo trabalho realizado. “Esse é um espaço importante para garantir a qualificação dos nossos jovens”, declarou a governadora.

Ela afirmou que até o final do ano, mais de 500 mil pessoas serão qualificadas. Além disso, um total de 140 mil profissionais estão ocupando novos postos de trabalho no Maranhão, vagas abertas pelos empreendimentos que se instalaram no estado e garantidas por meio dos Programas Maranhão Profissional e Viva Estágio Primeiro Emprego. “Saio do governo com a sensação de dever cumprido. Obras realizadas, outras prontas para serem inauguradas, além das estão sendo concluídas. Deixo recursos garantidos em caixa, pagamento em dia dos servidores e fornecedores”, ressaltou.

O CCT de Ribamar possui quatro salas de aula, seis laboratórios equipados, auditório, uma sala de videoconferência, biblioteca e lanchonete. O projeto prevê, ainda, uma quadra poliesportiva com arquibancada, vestiários e banheiros (faz parte da 2ª fase da obra que deve ser entregue até janeiro de 2015). Um investimento da ordem de R$ R$ 3.036.334,57, recursos de convênio com o Governo Federal (FNDE/MEC).

“Essa é uma grande contribuição do Governo do Estado para as famílias maranhenses, que ganham um centro tecnológico moderno e equipado voltado para contribuir com o aprendizado dos nossos jovens que vão ter a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho por meio dos nossos cursos técnicos e superiores, que aqui também serão oferecidos”, declarou o secretário de Ciência e Tecnologia, José Ferreira Costa.

Ele explicou que os laboratórios são equipados para qualificação em: Materiais de Construção, Suporte a Vida e Segurança do Trabalho, Desenho e Topografia, Solos, Carpintaria, Informática. Estão previstos os cursos: Técnico em Edificações, Técnico em Carpintaria, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Pesca e Técnico em Processamento de Pescado.

Além dos cursos técnicos previstos, a grade de cursos do CCT São José de Ribamar, também, irá contemplar os cursos de Qualificação Profissional e Formação Continuada que já são ofertados pela Univima, entre eles: auxiliar administrativo, operador de caixa, auxiliar de marketing e vendas e auxiliar de gestão de pessoas.

Em 2014, a rede CCTs, com seus 12 polos (Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São Luís e CVT Estaleiro Escola) atenderam em cursos de qualificação profissional e formação continuada cerca de 16 mil alunos, sendo 8 mil por semestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *