“A vaga é do povo do Maranhão”, diz Epitácio Cafeteira sobre disputa pelo senado
Lobão Filho (PMDB), Gastão Vieira (PMDB), Hélio Soares (PMDB), Manoel Ribeiro (PTB), Jota Pinto (PEN) e Pedro Fernandes (PTB). Todos estes políticos manifestaram ao longo das últimas semanas o desejo de disputar ou indicar um nome para a vaga de senador, que será deixada por Epitácio Cafeteira (PTB). No entanto o próprio ocupante do cargo, ainda não tinha sido ouvido sobre o assunto e após um longo intervalo sem se pronunciar temas políticos do Maranhão, o ex-governador comentou qual sua opinião sobre o atual cenário maranhense.
O senador trabalhista considera que o grupo governista, o qual ele faz parte, ainda precisa fazer ajustes e acredita, que caso isso venha acontecer a vitória pode ocorrer. Sobre a corrida eleitoral para o senado, ele diz que o seu candidato será o Lobão Filho, por estar representando bem o estado no Congresso e ter sido sempre fiel ao grupo político que está inserido.
Sobre sua continuidade na política, ele revela saber que chegou o momento de parar, mas que nunca deixará de estar lutando por melhorias do povo maranhense.
As vésperas de completar 90 anos de vida, Cafeteira, volta ao cenário político e ainda mostra força, uma vez que seu posicionamento favorável a Lobão Filho foi muito comemorado.
Ao longo dessas nove décadas, o senador dedicou mais de 50 anos de sua trajetória a política, ocupando cargos de deputado federal, prefeito de São Luís, governador do Maranhão e senador por dois mandatos.
Confira na íntegra a entrevista:
O Imparcial – Senador, em primeiro lugar, o senhor vem acompanhando a política no Maranhão? Como o senhor avalia o atual momento político?
Epitácio Cafeteira – Inicialmente agradeço a gentileza e oportunidade dado por este veiculo de comunicação de grande credibilidade em todo o Estado do Maranhão. Acompanho diariamente a vida de nosso Estado e do povo maranhense. Hoje, o Maranhão vive um momento de decisões, em que novamente o povo terá a oportunidade de manifestar suas convicções e decidir qual o rumo deseja para o nosso Estado.
O grupo governista, do qual o senhor faz parte, no seu entendimento, tem chance de vitória em outubro, tanto como Governador e Senador?
Existe ainda muita falta de definição. Isso dificulta a coesão de um grupo para a eleição majoritária, porém, se existir união e o Governo fechar questão, certamente a eleição para Senador é menos difícil que a de Governador.
Falando em Senado, em relação a sua vaga, quem tem o direito de ocupá-la?
A vaga é do povo do Maranhão, não pertence à sigla, nem a fulano ou sicrano.
O PTB está descartado?
Ninguém está descartado. Esse é um direito garantido pela Constituição Federal para todos os que preencham os requisitos.
Existe a possibilidade de o senhor partir para uma reeleição?
Existe tempo para tudo debaixo do céu, já afirmou o sábio Salomão no livro Sagrado. Reconheço a hora de parar, porém sempre estarei presente na vida política de nosso Estado. Acredito que política se faz com ou sem mandato, e sempre estarei à disposição para colaborar com o povo maranhense.
O senhor deseja indicar alguém para ocupar a vaga de Senador?
No atual cenário, creio que o Senador Lobão Filho é a melhor opção. Ele demonstra muita eficiência na coordenação de importantes comissões no Congresso Nacional e também coerência política.
Como o senhor avalia seu trabalho no Senado ao longo desses últimos oito anos?
Não foram tempos fáceis em virtude de problemas de saúde. Mesmo assim, colaboro e participo de todas as votações nessa casa. Apresentei algumas propostas visando melhorar a qualidade de vida de toda a população brasileira, podendo destacar: a proposta para o trabalhador sacar o FGTS para investir em educação e também outra que beneficia o trabalhador acometido de doença grave, deixando de pagar imposto de renda durante o tratamento, caso não faça a opção de se aposentar.
E sobre sua trajetória política?
Minha trajetória toda é fruto da confiança e da fé que o povo maranhense depositou em mim como político e gestor público. A população sempre confiou e prestigiou o meu trabalho. Graças a Deus tenho mais de um milhão de amigos.
Existe um racha dentro do grupo governista?
Creio que faltam ajustes, mas isso é normal em todo processo eleitoral.
Bem, o futuro a Deus pertence. As oposições estão tentando criar uma bipolaridade, mas até o momento não apresentou uma proposta clara de governo. Já o governo atual vive um momento de dificuldade, que não é somente do Maranhão, mas que precisa ser resolvido independentemente de se procurar culpados. O necessário é uma solução clara e coerente.
Deixe sua mensagem aos maranhenses.
Primeiramente, agradeço a todos os maranhenses que em mais 50 anos de vida pública como Prefeito, Deputado Federal, Governador e Senador sempre confiaram no Cafeteira. E como se aproxima o fim de mais um mandato e tendo como propósito o encerramento de minha atividade política, gostaria de dizer que continuarei atento acompanhando a trajetória do querido povo do Maranhão que sempre soube que eu iria “cumprir o que prometi’. Que Deus ilumine a todos para que as escolhas feitas daqui para frente tenham a resposta que o povo de nosso Estado necessita.