Hilton Gonçalo diz que mantém pré-candidatura de governador

Waldemar Ter

O ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, defende a apresentação de vários candidatos ao Governo do Estado, no primeiro turno, mas admite que existe sentimento de mudança no Maranhão. “Mudança esse é o sentimento e a vontade da grande maioria dos maranhenses, por isso propicio a minha candidatura como uma alternativa a aquelas postas, que representam os grupos que vem se reversando no poder do Estado”, afirma.

O ex-prefeito anda a procura do partido, mas admite que o Rede, de Marina Silva, não deve sair do papel. “Acho que não sai à tempo de estar em condições de disputar a próxima eleição. A Rede, além de problemas jurídicos, tem ainda os seus problemas políticos”, revela.

Gonçalo fala ainda do período em que foi prefeito de Santa Rita. “Em geral quase todos os indicadores que medem uma gestão foram melhorados em nossos dois sucessivos mandatos, o IDEB, por exemplo, era 2,5, durante a nossa administração passou a ser o segundo melhor do estado com índice 5.0”, diz.

Qual a avaliação faz do momento político que o Estado enfrenta?

HILTON GONÇALO – Mudança esse é o sentimento e a vontade da grande maioria dos maranhenses, por isso propicio a minha candidatura como uma alternativa a aquelas postas, que representam os grupos que vem se reversando no poder do Estado.

Quais os avanços de sua administração quando foi prefeito de Santa Rita?

HG – Em geral quase todos os indicadores que medem uma gestão foram melhorados em nossos dois sucessivos mandatos, o IDEB, por exemplo, era 2,5, durante a nossa administração passou a ser o segundo melhor do estado com índice 5.0. Nós praticamente erradicamos as casas de palha e de taipa no município, inclusive em povoados distantes da sede. Asfaltamos trinta povoados e praticamente toda as ruas da sede foram asfaltadas. Foram 126 salas de aulas construídas, 1400 computadores distribuídos na rede municipal de ensino, índice zero de homicídios em alguns anos do nosso mandato, tudo isso alcançado graças ações do Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência (NUPEVA), que desenvolvemos.

Maiores problemas que enfrentam os prefeitos de modo geral?

HG – Tenho absoluta certeza de que o maior problema de uma gestão é o desafio de combater a corrupção, isso tem que ser feito com ações preventivas de gestão e não apenas após o desdobramento de fatos, e a falta de profissionais na área de contabilidade vem contribuindo para formar um gargalo importante para a gestão nas prefeituras.

O senhor vai para que partido e será candidato a que? Como estão as negociações nesse sentido e problemas enfrentados?

HG – Quero filiar a um partido em que eu seja o presidente ou a executiva desse partido tenha a maioria de seus membros que defendam candidatura própria ao governo do estado. Se fosse para me filiar por me filiar permaneceria no PDT, onde atualmente ainda estou como filiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *