Gastão Vieira diz que não existe possibilidade dele deixar o Ministério do Turismo

“Não existe nada. Ninguém sabe quem está espalhando esse tipo de boato”. A declaração taxativa é do ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), sobre a boataria de que ele estaria em via de deixar a pasta, que ocupa desde setembro de 2011, com o pedido de exoneração do deputado federal Pedro Novais, do mesmo PMDB de sucessor.

Gastão descarta qualquer negociação do Palácio do Planalto com a cúpula do PMDB, pelo qual ele teria, segundo informações especulativas, de voltar à Câmara para que a pasta do Turismo seja entregue ao deputado Gabriel Chalita (PMDB), em troca da “pacificação” do junto à base aliada. Gastão nunca ouviu do Palácio do Planalto nada a respeito de sua saída, muito menos de reforma no Ministério.

Pessoalmente, acredita que se houver mudança na equipe do governo Dilma Rousseff (PT) ela se dará por exigência legal da desincompatibilização, cujo prazo em no começo de abril, mas acredita que ninguém vai querer ficar até lá. Ele vai sair do cargo em busca de um novo mandato que pode ser de deputado federal ou de senador. Neste caso, só na hipótese da governadora Roseana Sarney (PMDB) não disputá-lo.

Gastão, um dos políticos mais próximos de Roseana, acha dificílimo ela não ser candidata ao Senado, mesmo sem nunca ter sequer feito qualquer menção a respeito. Acredita que a governadora esteja preocupado com tocar seu programa de obras e ações que estão no seu plano de metas. Falar de candidatura, possivelmente, só em 2014.

A presidente Dilma disse recentemente em Porto Alegre (RS) que falaria em reforma ministerial lá para dezembro. No último dia 17, em entrevista ao jornal Zero Hora, Dilma disse o seguinte: “Não pretendo fazer, agora, uma reforma ministerial. A minha reforma está marcada para o final do ano e terá a ver com o processo de saída dos ministros para concorrer”, garantiu, referindo-se às eleições do ano que vem.


Quanto ao Ministério do Turismo, Gastão acertou com o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes para mostrar ao órgão de controle, o sistema de monitoramento e controle da dotação orçamentária que, em resumo, são os repasses a municípios, vinculados às emendas parlamentares. Tudo isso para mostrar que Gastão nem pensar nem sente-se ameaçado de perder o posto como tem sido especulado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *