Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Entenda o que leva o grupo Sarney a insuflar a candidatura de Eliziane Gama

27 de agosto de 2013 : 10:38

Quando fui o primeiro a levantar a possibilidade da candidatura ao governo do estado Eliziane Gama ter o apoio do grupo Sarney (veja aqui), muitos responderam de imediato que essa possibilidade era zero. Porém quase duas semanas depois fica evidente, o interesse do grupo governista na candidatura da deputada estadual. Mas qual seria o interesse?

Governistas torcem pelo sucesso da aliança PSDB-PPS

Como dito anteriormente, Eliziane Gama hoje tem 8% da preferência do eleitorado, pelo menos é o que aponta pesquisas quantitativas, porém nas qualitativas contratadas pelo governo do estado, a parlamentar é o perfil preferido dos eleitores maranhenses. Isto seria suficiente para tirar um bom contingente eleitoral do principal candidato oposicionista, o Flávio Dino (PC do B).

Os governistas acreditam que até o final do primeiro turno, Luís Fernando (PMDB), vai chegar aos 30%, pois confiam na força da máquina do governo que irá garantir abocanhar parte do eleitorado.

Obtendo quase 1/3 dos votos, ainda assim não seria suficiente para levar a disputa para o segundo turno, caso ocorra a polarização, uma vez que hoje, o comunista tem percentual variando entre os 55% e 60%. Diante deste cenário é fundamental uma terceira força com capacidade de roubar pelo menos 15% dos votos oposicionistas e isto, a candidatura de Eliziane Gama é possível fazer.

A estratégia do grupo Sarney é tão bem articulada, que eles incentivam de forma velada o PSDB a apoiar o nome de Eliziane Gama, tanto que já tentam colocar os tucanos contra Flávio Dino. Para os governistas é suficiente o apoio do prefeito Sebastião Madeira (PSDB).

Eliziane Gama garante que não existe a menor possibilidade de se aliar o grupo Sarney, pode ser até que seja verdade, tanto que a candidatura da deputada, hoje, insuflada pelos peemedebistas, pode se virar contra o próprio Luís Fernando. Afinal Eliziane já avisa: “estarei no segundo turno“.

Resta saber contra quem…

Um comentário em “Entenda o que leva o grupo Sarney a insuflar a candidatura de Eliziane Gama”

  1. Anonymous

    8 anos atrás  

    JÁ SABEMOS QUEM ESTA NO SEGUNDO TURNO, CLARO O FLÁVIO DINO, AGORA É PRECISO VER QUEM É QUE VAI COM ELE PARA O SEGUNDO TURNO, SE É ELA OU O LF, A OPOSIÇÃO VI TOMAR DE CONTA, APESAR DO PESSIMISMO DOS GOVERNISTAS, E ATÉ DOS OPOSICIONISTAS;

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>