Vereador Álvaro Pires declara que vai lutar pela Tarifa Zero no transporte público de São Luís

O vereador Álvaro Pires (PSB), que foi o relator da CPI, que investigou, levantou, apurou problemas e vícios na licitação do transporte coletivo de São Luís e encaminhou Relatório Final ao Ministério Público do Maranhão. O parlamentar quer compromisso da futura gestão da Prefeitura, que comandará a capital entre 2025 a 2028, com a Tarifa Zero no transporte coletivo da capital.

A ideia da Tarifa Zero no Transporte Coletivo prevê o uso do transporte público sem cobrança de tarifa do usuário final, ou seja, o sistema é financiado pelo orçamento do município, com fontes de recursos variadas, a partir do desenho adotado pela gestão municipal.

Álvaro Pires afirma que o primeiro teste da Tarifa Zero em São Luís já ocorreu nas eleições de 2022 e agora, nas eleições de 2024, quer sugerir mais uma vez para facilitar o acesso dos eleitores às urnas. “Se conseguimos fazer este teste durante a eleição, para o cidadão ir votar, devemos ter a obrigação de garantir um subsídio nacional (SUS do transporte público), para que os trabalhadores, desempregados, idosos e estudantes tenham o acesso gratuito ao transporte público, esta bandeira nós vamos levantar até o fim, e garantir que o próximo gestor da Capital assine este compromisso com a população”, afirmou o vereador Álvaro Pires.

67 cidades brasileiras com populações que variam de 3 mil a 500 mil e ao menos quatro capitais estudam neste momento a possibilidade de adotar a tarifa zero em seus sistemas de transporte: São Paulo, Cuiabá, Fortaleza e Palmas, de acordo com levantamento da área de mobilidade urbana do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

1 thought on “Vereador Álvaro Pires declara que vai lutar pela Tarifa Zero no transporte público de São Luís

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *