São Luís vive calamidade ambiental silenciosa levando o aumento de internações por doenças respiratórias

Em outubro de 2023, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), fez um alerta importante: São Luís estava com a qualidade do ar 500 vezes pior que os níveis de emergência. Na época, o assunto tomou conta da mídia, mas seis meses depois, nada se fala mais sobre o assunto. Porém, o advogado Guilherme Zagallo, um dos representantes do Movimento em Defesa da Ilha que representa as comunidades da Zona Rural, continua sua empreitada de alertar a calamidade ambiental que a capital maranhense. Silenciosa, a poluição vem aumentando o número de internações e trazendo superlotações aos hospitais públicos e privados.

Antes de mais nada é necessário informar que as informações a seguir são de desconhecimento de boa parte da população ludovicense e como classifica o advogado, as pessoas estão acumulando problemas de saúde e inclusive novos seres estão sendo gerados com alterações morfológicas, sem ao menos saber o que está acontecendo em São Luís.

Minério da Vale joga inúmeras partículas no ar de São Luís

A capital maranhense abriga três grandes empresas, produtoras de substâncias tóxicas que estão sendo jogadas no ar. Vale, Alumar e Eneva tem contribuído para tornar o nível de dióxido de enxofre, 17 vezes pior na atmosfera de São Luís.

A Bauxita trazida para São Luís joga diversos poluentes no ar durante a transformação para alumina na Alumar

Guilherme Zagallo revela que na porção sul da Baía de São Marcos, onde está instalado o Porto do Itaqui e consequentemente a Vale que utiliza o Porto da Madeira, a Alumar que tem um porto no rio dos Cachorros e a Eneva que fica próximo ao Itaqui, já são encontrados sete metais pesados.

A Eneva queima diariamente gás natural e carvão mineral jogando poluentes no ar de São Luís

Chumbo, níquel, arsênio, cadmio, cobre, zinco e mercúrio são facilmente encontrados nas águas da Baía de São Marcos que banha São Luís e é onde estão localizadas as principais praias da capital como Ponta d´Areia, Calhau, São Marcos e outras.

A presença desses metais pesados representa um envenenamento silencioso na população que utiliza o mar e consome peixes e frutos pescados na região. Para quem vive da pesca artesanal, um “verdadeiro filme de terror” está sendo produzido. Todos esses metais são cumulativos no organismo do ser humano e com o tempo começam a desenvolver doenças hepáticas e cânceres.

Gulherme Zagallo deixa bem claro que as denúncias feitas não tem como efeito criar “uma caças às bruxas”, mas sim, que as empresas cumpra a lei que determina a instalação de Estações de Monitoramento da qualidade do ar em diversas regiões da Ilha e busquem uma solução para os poluentes emitidos. O advogado ainda lembra que a fiscalização cabe a SEMA, mas a responsabilidade dessa situação é do IBAMA.

De acordo com o advogado, as Estações repassando a situação da qualidade do ar, medidas tem que ser tomadas como a suspensão de aulas, proibição de atividades ao ar livre e outras.

Números apresentam apontam que as internações por doenças respiratórios saltou de 4,4% em 2008 para 38,2% em 2018, e esse número não para de crescer.

Segundo os dados apresentados pelo Movimento de Defesa da Ilha, as mortes por câncer e doenças respiratórias na capital cresceram 162% entre 1996 e 2022. A nível nacional, no mesmo período, o crescimento foi de 136% e 99%, respectivamente.

Por conta das chuvas, a qualidade do ar fica menos pior no primeiro semestre do ano, mas no segundo semestre a situação vira calamitosa, ainda mais com a força dos ventos que espalha ainda mais os poluentes.

Atualmente, as pessoas que estão sob maior risco são as que moram na região do Anjo da Guarda, Santa Bárbara, Coqueiro e Vila Maranhão, mas todos em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa estão sendo impactados com a poluição. E o pior: não sabem.

O espaço fica aberto para manifestações de todos os citados, caso queiram comentar as informações divulgadas.

18 thoughts on “São Luís vive calamidade ambiental silenciosa levando o aumento de internações por doenças respiratórias

  1. A grande questão é que não se faz nada em sede judicial, ou em nível de inquérito civil, para apurar as responsabilidades necessárias. O grupo faz uso político das informações, e pouco se mobilizou quanto as medidas a serem adotas para a prevenção ou qualquer medida para minimizar os impactos da operação dessas empresas. Não há uma campanha de esclarecimento popular e os estudos sobre a situação não são compartilhados do forma honesta e transparente.

    1. E o povo parar tudo, encruzar os braços até que as autoridades competentes tomem as providências necessárias. Só assim eles tomaram conhecimento da realidade.o

  2. Que dizer de um governador/governo do estadoque “fez um alerta importante” sobre a péssima qualidade do ar de um município inserto no estado onde governa?! No mínimo, que é um irresponsável, já que a política pública ambiental é atribuição comum dos entes federados.
    Quanto ao prefeito/prefeitura municipal um completo omisso – ele, que antes de ser eleito pousava de saber facilmente equacionar os problemas da Ilha de São Luís.
    Precisamos, sobretudo nós, país e responsáveis pelas nossas crianças nos mobilizarmos URGENTEMENTE para cobrar dessas empresas que pousam de ecologicamente corretas, mas que, na verdade labutam cotidianamente pela degradação dos nossos biomas e da nossas mínimas condições ambientais!

    1. Temos o pior prefeito de todos os tempos….a cidade suja, uma fábrica de multas de trânsito (com as aberrações estruturais feitas nas avenidas) e caos no sistema de saúde são os maiores feitos desse prefeito de ataque.

  3. É preciso falar no lixo. Produzindo e jogado no aterro, podendo produzir emprego e gerar impostos,faz 3 anos que tento implantar uma usina para transformar o (LIXO) que não é lixo e sim resíduos , não temos apóio políticos nosso projeto está pronto para ser implantado, muita conversa e nem uma ação positiva…

  4. Sou professor de Educação Física mas sempre gostei de estudar química e biologia. E, baseado nisso, há uma questão que envolve todas essas áreas: A relação entre Educação Física e Ecologia: a necessidade de conservar o meio ambiente, pois, não dá para praticar atividades físicas ao ar livre com o ambiente poluído, especialmente o ar.

  5. Rapaziada se depender dos governantes nos estamos ferrado eles jogam pra dentro do tapete e depois se esconde como se nada tivesse acontecido aja vista eles pegam os valores vai só embolsando aí e fica por isso mesmo se nois e a toda população de São Luiz e adjacências e ir prá cima das portas das empresas e fechar e colocar moral vá ser um reboliço e só convocar a população em peso.

  6. O Maranhão está transformado em um peixe podre maquiado, um verdadeiro saco de lixo embalado pra presente e tudo fruto dessa política sórdida e pelega desse grupo nefasto que governa atualmente.
    Esperemos morte 🖤pois se depender dessa gente, não será só a poluição que vai matar a população, serão também os resultados dos demais “ benefícios” que esse governo digno, sqn , mostra nas suas propagandas de margarina.

  7. Infelizmente…..
    isso vai perdurar por muito mais tempo. O looby dessas empresas são enormes e com a garantia de empregos, de impostos, de melhoria de vida da população, fica difícil reverter o que está acontecendo. Somente lá na frente que isso vai estourar e aí …….já é muito tarde.
    Infelizmente ……

  8. Lamentavelmente o qui está acontecendo em nossa cidade, agente vê que as autoridades não estão fazendo nada para melhorar o nosso ar, trazendo doenças e complicações aqui eu deixo minha indignação acorda povo da área itaqui bacanga, se nós não sentimos agora mas nossos filhos vão sentir esse impacto de poluição

  9. A Vale está contribuindo com muita poluição não só na zona rural mais na cidade de São luis , tenho parentes que tiveram que sair dessa redondezas porq não estavam mais aguentando a poluição no ar e na comunidade sem falar que a Vale não preserva nem o meio ambiente em São luis , já desmataram muito nas proximidades da BR onde fica as linhas de trem próximo os bairros Vila Maranhão vários projetos que já fizeram creio eu que já foi desmatado muita coisa e cadê meio ambiente ou IBAMA para ver isso

  10. A quém a população, que é vítima dessa tragédia humanitária e ambiental pode recorrer?
    Se a força das comunidades não tem poder.
    E os nossos políticos, que se dizem defensores desta sociedade sofrida, fazem o que a favor dessa gente? Tampam os ouvidos para não escutar o gemido dos seus eleitores e fazem de cegos, para não vêem o caos acontecendo diante de um palmo dos seus olhos. Esta é a realidade desta querida Cidade, que na sua inocência está morrendo às mínguas. Por enquanto só vejo uma tentativa de saída desta situação: Que a imprensa não se cale, não se itimide diante deste tribunal de favorecidos . Esse é um pedido em nome de uma Cidade cheia de beleza, mas, porém todavia está na UTI. Urgente.

  11. Temos o pior prefeito de todos os tempos….a cidade suja, uma fábrica de multas de trânsito (com as aberrações estruturais feitas nas avenidas) e caos no sistema de saúde são os maiores feitos desse prefeito de ataque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *