São Luís deve ganhar voos charters recorrentes partindo de Lisboa ainda em 2024

O aeroporto Marechal Cunha Machado está muito próximo de voltar a receber voos comerciais vindo da Europa. Uma negociação envolvendo o Governo do Maranhão e a Associação de Sócios Gerentes das Agências de Viagens e Turismo de Portugal, quer garantir voos charters ainda esse ano ligando Lisboa à São Luís. Os negócios estão sendo conduzidos pelo secretário adjunto de Comunicação, Airton Abreu e Miguel Quintas, presidente da ASGAVT. Novos passos foram dados na última semana na Bolsa de Turismo de Lisboa, maior feira do setor em terras portuguesas.

De acordo com informações obtida, a ideia é de ter pelo menos dois voos charters para a alta temporada dos Lençóis Maranhenses entre junho e setembro, mas que também está em negociação a possibilidade voos semanais, quinzenais ou até mesmo mensais nesse período.

Voos charters são aqueles que são vendidos por agências de viagem, ou seja, o avião é fretado por determinada empresa e tem um número garantido de passageiros. Diferentemente dos voos regulares, que cabe exclusivamente a venda por parte da companhia áerea.

A estratégia de Airton Abreu, que é expert em Turismo e já conseguiu trazer voos internacionais ao Maranhão, “é garantir a operação de voos charters, pois eles são determinantes para a consecução de vôos regulares, pois criam fluxos de visitantes e consolidam o produto no mercado, gerando demanda para serem ofertados”.

Em um primeiro momento, a ideia é que a Airmet que atua no segmento há muitos anos para diversas partes do mundo, ofereça os voos charters. A empresa já demonstrou interesse pelo Maranhão pelos atrativos Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba, conjugando com São Luís pelos laços históricos e arquitetônicos com Portugal.

Airton Abreu, representante do Governo, por suas vez apresentou o portfólio do Maranhão e as iniciativas para fortalecer o turismo com mercado português, a exemplo da instalação do Vila Galé e o planejamento de iniciativas para a divulgação do Maranhão no Mercado português.

O próximo passo virá do lado português, uma vez que Miguel Quintas, estará enviando projeto para o voo ainda no mês de março para a análise e consolidação dessa operação. Uma das reclamações dos portugueses é que é mais caro visitar o Brasil do que o Caribe.

Por exemplo, os portugueses pagam em média 1000 euros (R$5370,00) por um pacote aéreo e com hospedagem de 7 noites para um destino em países caribenhos. Já para o Brasil, pegando Fortaleza como exemplo, o mesmo pacote fica a 1800 euros (R$9666,00), ou seja, quase o dobro do preço.

Diante desse cenários, os portugueses buscam incentivos do Governo do Maranhão para baratear esses pacotes e finalmente trazer os voos charters a São Luís que ainda compreenderia visitas a região dos Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba.

Vale lembrar que São Luís é a capital brasileira mais próxima de Lisboa com apenas 5.800km de distância, o que diminui os custos com o combustível. Destaca-se a aeronave Airbus 321 Neo, que comporta até 244 passageiros e tem autonomia de 7499 km.

De acordo com Airton Abreu: “A operação do voo charters para São Luís associado a divulgação e operacionalização junto aos agentes de viagens portugueses deverá aumentar o fluxo de turistas para o nosso destino e consequentemente obtermos uma linha com voos regulares de companhias aéreas”.

Airton Abreu ainda argumenta que “o (voo) charter, por apresentar custos mais baixos para as viagens aos destinos escolhidos, são determinantes para a consecução de voos regulares, pois criam fluxos de visitantes e consolidam o produto no mercado, gerando demanda para serem ofertados”.

Ainda em Lisboa, Airton Abreu também teve contato em Lisboa com o presidente da companhia aérea TAP e com o Carlos Antunes diretor comercial para América Latina da Air TAP. As tratativas ficaram de ter continuidade no escritório de São Paulo.

Durante a Feira de Turismo de Lisboa, a TAP anunciou a expansão de voos para o Brasil, mas São Luís ficou de fora.

Voos charters domésticos

Se os voos charters internacionais ainda estão em negociações, os charters domésticos já estão praticamente todos vendidos. De acordo com Airton Abreu, a CVC já tem diversos pacotes vendidos e assentos bloqueados para diversos voos à São Luís durante o período junino e consequentemente para a alta temporada dos Lençóis Maranhenses.

Aeroporto em reforma

O aeroporto de São Luís está em reforma garantindo o novo sistema de drenagem, balizamento, sinalização e taxiamento das pistas bem como do pátio de aeronaves. Assim como também a construção de duas novas salas de embarque, onde funcionarão em uma nova área de 1.500 metros quadrados para onde serão transferidas duas das três pontes de embarque, os famosos fingers. Sendo assim, o aeroporto de São Luís passará a ter três salas de embarque com 750 metros quadrados. Assim a capacidade operacional será triplicada. Com as novas salas será possível operar de forma simultânea embarques e desembarques domésticos e internacionais.

2 thoughts on “São Luís deve ganhar voos charters recorrentes partindo de Lisboa ainda em 2024

  1. Oportunas quaisquer iniciativas que visem fomentar essa fantástica industria fomentadora de desenvolvimento econômico. Só que é imperativo que ofereçamos aos visitantes, sobretudo os europeus, condições adequadas para que saiam daqui com uma boa impressão. E isso começa pelos aeroportos. Que estejam à altura no acolhimento dos que por ali trafegam, além de toda uma infraestrutura que contemple a mobilidade, segurança e higienização dos logradouros a serem visitados.

  2. De parabéns o Governador do Estado por essa iniciativa , pois o turismo é a maior fonte de recursos para todos os segmentos , hotéis,restaurantes, passeios, etc, com garantia de empregos e rendas a população.
    Conheço o potencial de trabalho do meu particular amigo Airton Abreu e tenho certeza que essa sua nova empreitada será repleta de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *