Quase 100 câmeras da Prefeitura de São Luís monitoram veículos para aplicação de multas

Os condutores e veículos de São Luís estão sendo monitorados nas principais avenidas por cerca de 100 agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, que estão utilizando as câmeras recém-instaladas. A informações é do jornalista Gilberto Leda, que obteve as informações por fontes internas da Prefeitura. As multas em veículos com atraso no pagamento do licenciamento estão sendo feitas dessa forma, não é automático, mas sim, sem abordagem em blitz.

As multas estão sendo aplicadas não por radares, mas sim pelas câmeras de videomonitoramento que buscam aplicar outras infrações como uso do celular ao volante, trajeto por trechos proibidos, desobediência da sinalização horizontal e vertical, assim como atraso no pagamento do licenciamento.

Com diversos veículos multados pela SMTT, muitos motoristas foram surpreendidos ao tentar pagar o IPVA 2024 e descobrirem que não podem fazer por contas infrações aplicadas.

De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Gilberto Leda são 84 câmeras espalhadas pela cidade. Numa sala de controle, agentes têm acesso aos equipamentos e checam placas em tempo real, emitindo, de dentro desse “bunker“, os autos de infração por falta de licenciamento e outras condutas vedadas.

O procedimento está sendo adotado, pois atualmente é permitido pois já não há mais a exigência de que o veículo sem licenciamento seja removido para um pátio até o pagamento do débito.

Se facilita o trabalho dos agentes, o sistema também pode causar confusões, como o caso de um motorista que recebeu duas multas por falta de licenciamento no mesmo dia, num espaço de menos de uma hora, na região central da capital maranhense.

 

15 thoughts on “Quase 100 câmeras da Prefeitura de São Luís monitoram veículos para aplicação de multas

  1. Acredito que pra prefeitura está fazendo isso penalizando condutores. Deveria primeiro fazer a parte dela que é cuidar da cidade em todos os quisitos desde de saneamento básico infraestrutura pq não se tem asfalto q presta em todas as avenidas muita ondulação buraco então ou sujeito conserta o veículo dele ou paga muitas

    1. Sao luis implantou covardemente e vergonhosamente a indústria da multa.
      O objetivo é exclusivamente encher os cofres públicos.
      smtt entra no estacionamento de supermercado e multa veículos lá estacionados.
      Não é criminoso porque é legalmente permitido.
      Mas é absurdamente desumano, Covarde e vergonhoso.

  2. Com esse ardil, esse prefeito vai pegar em merda nas próximas eleições, esses exageros de multas sem sentido, é bom sabermos disso, vamos dar banana pra esse farbulhento!

    1. pode contar meus amigos esse prefeito não ganha mais nenhuma eleição aqui em São Luís vai acontecer igual a Edvaldo Holanda pode esquecer prefeito te prepara para próxima eleicao

    2. Eu quero saber se estão aplicando multas em motoqueiros que usam as faixas de pedestres como retorno. No Bacanga, usam o gramado como pista.

  3. Esse tipo de fiscalização só valerá em vias que estejam devidamente sinalizadas sobre o uso do vídeo monitoramento, pois muitas dessas câmeras espalhadas na capital não tem essa informação que seja de conhecimento da grande parte dos condutores de veículos.

  4. Acho certo à prefeitura fazer este tipo de cobrança,Eu estou visitando pela primeira vez sao luiz e realmente e surreal as condições que esta o asfalto e a falta de sinalização realmente esta longe de ser uma prefeitura e cidade na questão de infraestrutura e saneamento basico patrão uma vergonha.

  5. Disciplina c responsabilide, é cabível, porém um erro n conserta o outro, a prefeitura tem p obrigação de sinalizar onde tem câmera, daí cabe ou cidadão se quer ser multado!,,,, pq tem muitos motoristas q são indiciplinados acha q são donos das ruas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *