Ex-sub-prefeito do Centro Histórico de São Luís detona novo formato do carnaval ludovicense

O ex-sub-prefeito do Centro Histórico de São Luís, Fábio Henrique Farias Carvalho, na gestão de Edivaldo Holanda Júnior (2013-2020), detonou os novos moldes do carnaval ludovicense. A seguir o texto, porém, vale lembrar que na gestão que ele fez parte, o carnaval foi praticamente abandonado por conta da religião do ex-prefeito.
Nessa discussão entre Estado e Prefeitura, sobre o Circuito Carnavalesco, o que me deixa mais triste enquanto folião é que falam do “Novo Circuito Beira-mar” e esquecem de fato da verdadeira tradição de São Luís.
1° Circuito Deodoro / João Lisboa / Praia Grande;
2° Circuito Deodoro / Rua do Passeio / Madre Deus;
3° Circuito Vila Gracinha / Canto das Minas / Rua de São Pantaleão / Rua do Norte.
Mais grave: Relegam ao abandono os blocos tradicionais, os bloquinhos de pré-carnaval e os artistas da terra que estão à míngua. Blocos como Turma do Wandico, Bicicletinha do Samba, Máquina de Descarcar’alho, Vagabundos do Jegue, Rola Cansada, Confraria do Copo, Casinha Da Roça, Jegue Folia, Banda Bandida entre tantos outros.
Uma tradição que vai se perdendo nas mãos de secretários de cultura de pensamentos medíocres (Estado e Prefeitura). Secretários que pensam muito pouco e tem a cara de pau de contratar a peso de ouro bandas e grupos de outros Estados em detrimento dos filhos da terra, em detrimento das bandas locais, em detrimento da cultura popular.
Uma turma que não pensa em cultura popular, muito menos na tradição. Os olhos deles estão voltados aos “votos da massa”, bem como os contratos milionários de bandas de forró, funk, axé, sertanejo entre outros ritmos de Estados distantes e sem conexão com a cultura local.

2 thoughts on “Ex-sub-prefeito do Centro Histórico de São Luís detona novo formato do carnaval ludovicense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *