Grupo de ex-deputados estaduais se reúne para discutir ações em bloco visando eleições de 2024 e 2026

Um grupo de ex-deputados estaduais se reuniu na quarta-feira, 20 de dezembro, em um restaurante de São Luís, visando uma articulação política para as próximas eleições de 2024 e 2026. Alguns pretendem concorrer ao cargo de prefeito e outros querem a busca por espaço na Assembleia Legislativa ou quem sabe uma vaga na Câmara Federal.

O encontro coontou com a presença dos ex-deputados Rogério Cafeteira, Marcos Caldas, Fábio Braga, Jota Pinto, Vinicius Louro, César Pires e Helena Duailibe, porém Andréa Murad, Levi Pontes, Adelmo Soares, Wendel Lages, Sérgio Vieira, Gardeninha Castelo e Socorro Waquim, justificaram as suas ausências.

Do grupo presente, Marcos Caldas confirmou seu interesse em concorrer à Prefeitura de Brejo, assim como Jota Pinto declarou que segue como pré-candidato a prefeito de São José de Ribamar. Helena Duailibe vem tendo seu nome ventilado para compor a chapa com Duarte Júnior (PSB), em São Luís.

Dentre os presentes, César Pires é o que possui chances reais de assumir uma vaga de deputado estadual em caso de cassação dos votos do União Brasil, PSC e Podemos, mas todos sabem que essa situação só será definida no TSE em meados de 2024.

Apesar dos projetos individuais de cada um, o grupo busca uma homogeneização para que na próxima eleição estadual de 2026, eles estejam todos juntos em um mesmo partido ou Federação, visando buscar a eleição do maior número de componentes desse grupo. E durante a próxima legislatura 2027/2031 fazer um rodízio de mandatos, assim como está sendo feito pelo PL de Josimar de Maranhãozinho na bancada federal.

Fazendo apenas uma rápida simulação, somando os votos dos sete presentes na reunião, eles somaram 183.909 na disputa de 2022, o suficiente para eleger dois deputados estaduais, assim como fizeram MDB que obteve 202 mil votos e o Podemos 175 mil, ou seja, o grupo estaria nessa faixa e contando apenas sete nomes, o resultado pode ser bem melhor caso mais se somem ao projeto.

A estratégia tanto vale para deputado estadual como para deputado federal. Por enquanto, cada um está em um partido diferente, porém a ideia é fazer uma filiação em grupo, visando 2026.

As conversas ainda são embrionárias, mas se conseguirem uma consolidação, o resultado pode ser muito positivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *