Partido Cidadania homenageia ex-presidente Roberto Freire
No último sábado (25), a Executiva Estadual do Cidadania no Maranhão realizou um Congresso Extraordinário em São Luís com o objetivo de empossar novos membros do diretório estadual e municipais, além de definir pré-candidaturas para vereador e prefeito. Durante o evento, um momento marcante foi a homenagem do partido ao ex-presidente da legenda, Roberto Freire, que ficou no comando do Cidadania durante 31 anos.
NOTA DO CIDADANIA23/MA
Roberto começou a militar na política em 1962, quando era estudante da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Ingressou no serviço público em 1967, ao ser aprovado em primeiro lugar no curso para gerente de Cooperativa Integral de Reforma Agrária realizado pelo IBRA.
O primeiro mandato, de deputado estadual, foi conquistado em 1974 pelo MDB.
A partir da experiência em Pernambuco, e considerado um dos expoentes da esquerda nordestina, Freire começa a sua carreira em nível nacional. É eleito para quatro mandatos sucessivos de deputado federal, primeiro pelo MDB/PMDB e depois pelo PCB. Em 1994 elege-se senador e em 2002, volta à Câmara para o seu 5° mandato como deputado federal.
Na Câmara dos Deputados foi vice-líder do MDB de Freitas Nobre e Ulisses Guimarães. Participou ativamente dos trabalhos das comissões – sobressaindo-se dentre elas a que tratou da Lei da Anistia. Tornou-se o líder do governo Itamar Franco, após a destituição de Fernando Collor.
Como o líder da bancada do PPS no Senado, tornou-se referência na luta pela afirmação dos princípios republicanos, pela celebração de um novo pacto federativo e na defesa de políticas sólidas que garantam o desenvolvimento regional – com destaque para as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
Após quatro anos afastado das atividades parlamentares, Roberto foi eleito em 2010 deputado federal por São Paulo com mais de 120 mil votos.
Retornou à Câmara em 20 de março de 2015 .
Em 18 de novembro de 2016, foi anunciado como o novo ministro da Cultura.
Por 31 anos, Roberto Freire comandou o nosso partido entre PPS até mudança para a nomenclatura CIDADANIA.
Ao longo de sua vida pública, Freire destacou-se na luta pelo fim da ditadura e pela retomada da democracia e Assembleia Constituinte.
Liderou, com Teotônio Vilela e outros, a campanha pela Anistia aos presos e perseguidos políticos.
Também participou na linha de frente da campanha pelas Diretas Já.