Brandão ou Duarte: Quem vai assumir o comando do PSB no Maranhão?
Com a iminente ida de Flávio Dino ao STF, surgem várias movimentações importantes no cenário político nacional e estadual, uma delas refere-se ao comando do diretório do PSB no Maranhão. Atualmente existe uma comissão provisória (até 8 de maio de 2024) liderada pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, mas que tem Bira do Pindaré como presidente em exercício. No entanto com a saída do líder político maranhense da vida partidária, surge o questionamento: quem assume o comando do partido no estado?
Carlos Brandão e Duarte Júnior são os favoritos inicialmente. O governador do Maranhão, apesar de desmotivado em continuar no PSB, afinal quem manda é Flávio Dino, agora pode olhar com outros em continuar nas fileiras socialistas e assim comandar dois partido no estado (o MDB está sob presidência de Marcus Brandão). Por outro lado, o deputado federal e pré-candidato a Prefeito de São Luís é o único representante do partido na Câmara Federal.
Com Dino fora da política, o caminho de Brandão no PSB estará nas mãos de Carlos Siqueira. Se o comando estadual for entregue ao governador estará claro que ele é o novo líder do partido no Maranhão, mas caso contrário, certamente o chefe do Palácio dos Leões não sentirá desconforto algum em trocar de partido.
O PSB na mão de Duarte seria a certeza de um partido completamente envolvido na disputa da Prefeitura de São Luís, mas e no resto do Maranhão?
O PSB na mão de Carlos Brandão traria a insegurança para Duarte, uma vez que o governador faz gestos para Eduardo Braide e ainda não deixou claro quem é o seu pré-candidato a prefeito de São Luís.
Alguns apontam que a solução seria oferecer a presidência para Ana Paula Lobato, senadora que vai assumir em definitivo, assim que Flávio Dino pisar no STF. Mas aí surgiria outro problema, o comando cairia nas mãos de Othelino Neto (PCdoB), opositor velado de Brandão e que não tem as melhores relações com Duarte.
Para pôr fim ao problema, Bira do Pindaré seria uma boa solução. Porém Brandão, Duarte e Ana Paula Lobato poderiam se sentir desprestigiados, afinal o PSB seria comandado por um político sem mandato (lembrando que o diretório nacional é comandado por Carlos Siqueira que não possui mandato) e começariam a pensar em novos caminhos partidários, principalmente o governador e a senadora, que tem podem ter livre poder de troca de partido.
Vai ser mais um quebra-cabeça da política pela frente que Carlos Siqueira terá que resolver para evitar uma debandada do PSB no Maranhão…