Semu participa da 7ª edição da Marcha das Margaridas, em Brasília

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), participou nos dias 15 e 16 deste mês da sétima edição da Marcha das Margaridas, que este ano teve como lema ‘Pela Reconstrução do Brasil e pelo Bem Viver’. Cerca de 100 mil mulheres de todo Brasil estiveram reunidas na Esplanada dos Ministérios, na capital do país.

Considerado um dos maiores movimentos organizado de mulheres da América Latina, a marcha teve uma pauta extensa que englobou treze eixos, com demandas para atender as mulheres do campo, da floresta e das águas.

O documento com as demandas foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda no mês de junho. Em resposta ao movimento, Lula anunciou um pacote de medidas que inclui ações integradas de combate ao feminicídio, unidades móveis de atendimento à mulher, incluindo barcos e lanchas para as áreas ribeirinhas e do Pantanal, uma Ouvidoria Itinerante e a criação do Fórum Nacional Permanente de Enfrentamento à Violência.

Do Maranhão, saíram 80 ônibus com três mil e quinhentas mulheres de todas as regiões do estado. “Cumprindo seu papel histórico em defesa dos interesses da classe trabalhadora e da mulher rural, o Maranhão mostra sua força, resistência e luta na maior ação de massa organizada e protagonizada pelas mulheres”, destacou Gersina Marques, presidente do Conselho Estadual de Mulheres.

A Semu marcou presença na Marcha das Margaridas reforçando o compromisso do Governo do Maranhão com as políticas de prevenção e combate à violência e o fortalecimento de toda a rede de proteção. A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, participou de toda a programação e esteve no acampamento das mulheres do Maranhão.

“Participamos da 7ª Marcha das Margaridas com uma representatividade muito grande do Maranhão. Estamos de fato na luta pela reconstrução do Brasil e pelo bem viver de todas nós mulheres. Reforçamos o compromisso com a implementação de políticas públicas que garantam o fim da violência e de um mundo mais igualitário para as maranhenses”, ressaltou a secretária.

No Maranhão a Rede de Proteção a Mulher em Situação de Violência inclui a Secretaria de Estado da Mulher, Secretaria de Estado da Segurança Pública – com a Patrulha Maria da Penha e as delegacias da mulher, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública do Estado e o Conselho Estadual da Mulher. Estão ligados a Semu equipamentos importantes como as Casas da Mulher Maranhense, nos municípios de Imperatriz, Caxias e Itapecuru, além da Casa da Mulher Brasileira, em São Luís.


De acordo com o Departamento de Feminicídio da Polícia Civil do Maranhão, foi registrada uma queda de 44% nos casos de feminicídio em relação ao primeiro semestre do ano passado. Essa redução se deve às ações implementadas pelo Governo do Estado, especialmente com a implantação das Casas da Mulher Maranhense. A meta do governo é implantar este equipamento em todas as dezoito regionais do estado.

Caravana Maranhão Todos Por Elas

A informação é um dos principais pilares das ações realizadas pela Semu no combate à desigualdade de gênero, enfrentamento da violência e promoção da autonomia financeira das mulheres.

A Caravana Todas Por Elas tem mobilizado órgãos e entidades que fazem parte da Rede e as mulheres dos municípios maranhenses. A Caravana já foi realizada em Santa Inês, Barra do Corda, Pedreiras e Presidente Dutra. No dia 23 estará em São João dos Patos e 25 em Balsas.

1 thought on “Semu participa da 7ª edição da Marcha das Margaridas, em Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *