Professor Leonardo Silva Soares – Um pesquisador de referência da Universidade Federal do Maranhão

O professor Leonardo Soares, pré-candidato a vice-reitor da UFMA, tem longa trajetória na Universidade, como estudante e pesquisador até alcançar a condição de um dos professores mais destacados da Instituição. Com perfil dinâmico, mediador, inovador e enérgico, Leonardo Soares representa uma agenda plural, bem como possui todos os predicativos para colaborar com a próxima gestão da UFMA. É considerado um dos principais jovens pesquisadores na área ambiental do Maranhão, integrando equipes de projetos de desenvolvimento nas áreas de tecnologia ambienta e social.

Destaque que é revelado pelos prêmios e horarias. No ano de 2022, Leonardo foi agraciado com a maior honraria da Câmara Municipal de São Luís, a medalha “Simão Estácio da Silveira”. A justificativa para concessão da comenda foram os relevantes trabalhos prestados para formação de recursos humanos e desenvolvimento de projetos estruturantes de pesquisa e extensão para a cidade de São Luís.

Os números demonstram a dedicação do docente. De acordo com o currículo Lattes, disponível na plataforma do CNPq, orienta e coorienta quatro pesquisas em nível de doutorado, três de mestrado e seis estudos de iniciação científica/monografia. São 13 orientações em andamento e 47 concluídas, fomentadas com os projetos e parcerias dos laboratórios coordenados pelo professor. Na sua carreira, Leonardo já publicou 48 artigos científicos, 25 capítulos de livros e organizou 4 livros com temáticas ambientais e correlatas. Recentemente, publicou 3 artigos científicos na revista “MARINE POLLUTION BULLETIN, periódico de alta relevância no debate mundial sobre poluição ambiental. Também é revisor de 11 periódicos científicos.

Na pós-graduação, é Professor Permanente do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente em Associação Plena da Rede PRODEMA (UFPI, UFC, UFRN, UFPB, UFPE, UFS, UESC), Professor Permanente do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFMA e Professor Permanente do Mestrado em Saúde e Ambiente da UFMA. Coordenou a proposta de adesão do doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFMA, aprovada recentemente para início das turmas em 2024.

Leonardo coordena atualmente três projetos com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). São pesquisas estratégicas para o desenvolvimento do Maranhão, com temáticas transversais a questões socioambientais.

Fundador da Rede Água, participou de importantes pesquisas de monitoramento dos recursos hídricos no Estado do Maranhão, como o Zoneamento Ecológico Econômico e Monitoramento Ambiental do rio Itapecuru, inclusive, foi o organizador do “Livro Mais Itapecuru”. Atualmente,está orientando pesquisa pioneira para avaliar a poluição por microplástico nos rios Itapecuru e Grajaú, em uma rede de pesquisa que agrega com outras universidades brasileiras.

Na sua trajetória, destaca-se a participação no projeto “Monitoramento dos Indicadores do Milênio nos Municípios do Entorno da Refinaria Premium I (MA) entre os anos de 2011 e 2013, o qual foi bolsista pela ONU Habitat. Sua dedicação à UFMA é surpreendente, pois mesmo com as atividades de gestão acadêmica, permaneceu atuando no ensino para a formação de recursos humanos.

Segue o currículo lattes do professor Leonardo Silva Soares:http://lattes.cnpq.br/5352983119262178

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *