Fabio Macedo embarca hoje na comitiva com presidente Lula para a China

O líder da bancada do Podemos, deputado Fabio Macedo, embarcou na manhã de hoje (11), para a China, onde é um dos convidados pelo presidente Lula, a compor a comitiva oficial Brasil-China, que acontece entre os dias 12 a 15 de abril, ao lado de ministros, senadores e parlamentares.

Único parlamentar maranhense a integrar a comitiva, Fábio Macedo, quer levar as demandas do Maranhão, a fim de ampliar os investimentos do país asiático no estado.

Na pauta dos encontros, está o fortalecimento das relações comerciais com a China, com foco no setor industrial e do agronegócio, transição energética e segurança alimentar. O governo brasileiro quer atrair novos investimentos e cooperação econômica.

Importância

O Maranhão é um dos estados nordestinos onde a China tem grandes interesses, já que é um dos pontos estratégicos para a Nova Rota da Seda, o que facilitaria o projeto de expansão do comércio internacional chinês, devido às condições privilegiadas de localização geográfica do Porto do Itaqui para o comércio marítimo, por ser próximo ao Canal do Panamá. Além disso, o país asiático busca diversificar suas fontes de importação de minério de ferro, onde o Brasil já é responsável por 20% do que é comprado pela China.

Antes de embarcar, Fabio Macedo ressaltou pontos importantes nesse intercâmbio comercial do Brasil com a China, veja:

*Deputado Fábio Macedo, qual a expectativa dessa viagem para China?
*
O governo brasileiro tem expectativas muito positivas nessa viagem para a China, que é um dos principais parceiros comerciais do nosso país. Nosso objetivo é fortalecer o relacionamento diplomático para atrair mais investimentos do empresariado chinês para o nosso país. Temos demandas importantes nos setores industriais e do agronegócio, além de novas áreas que vamos apresentar.

Qual a importância da presença de representantes maranhenses na Comitiva?

A parceria com os chineses e os investimentos que temos a possibilidade de trazer com essa missão, ao lado do presidente Lula e o governador Brandão, nos dá a perspectiva de fazer com que o Maranhão possa usufruir de grandes vantagens em seu desenvolvimento econômico. Queremos trazer mais indústrias e a possibilidade de expandir o Porto do Itaqui, aumentando a capacidade dos terminais para ampliar as exportações de minério de ferro, grãos, bens processados e inclusive, gás natural. Com todos esses investimentos poderemos aumentar a oferta de empregos para nossa população, gerando emprego, renda e qualificação da mão de obra local.

Além dos investimentos nas áreas industriais e agrícolas, quais outras propostas serão levadas?

É de grande conhecimento que o Maranhão tem grandes potencialidades no turismo, com destinos belíssimos e conhecidos como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhense e o Parque Nacional das Mesas. Sabemos do interesse do empresariado chinês na região do Munim e outros destinos do nosso trade turístico, uma das propostas que levaremos é justamente investir nessa cadeia, com turismo ecológico e sustentável, preservando as características típicas de cada região do estado e protegendo a natureza.

O que o Brasil pode crescer com esse acordo?

A China é o principal destino das exportações brasileiras, e o Brasil tem alta participação no mercado chinês de soja. As informações que temos mostram que em 2021 o Brasil é o sétimo maior fornecedor da China e ainda existem várias oportunidades para o Brasil exportar milho, ferro, aço, cobre, algodão, café, madeira e inúmeros outros produtos, por isso é importante para o Governo Federal ter a presença de grandes empresários do agronegócio brasileiro, para aumentar os investimentos chineses na agricultura brasileira.

A previsão é que o avião da comitiva brasileira chegue em Xangai por volta das 21h30 desta quarta-feira (12), sem compromissos oficiais previstos neste dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *