MP encaminha à PF documentos para investigar suspeitos de candidaturas laranjas e os beneficiados em Paço do Lumiar

A promotora Nadja Veloso Cerqueira encaminhou à Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal do Maranhão cópia do procedimento Simp nº 2046-507/2020 e das ações de impugnação de mandato eletivo propostas pela Promotoria Eleitoral da 93ª ZE (exordiais), as quais investigam supostas candidaturas “laranjas” ao cargo de vereador em Paço do Lumiar, assim como também os beneficiados.

De acordo com investigações do Ministério Público, os partidos PP, PSD, PATRIOTA, PL e AVANTE são suspeitos de ter colocado mulheres como candidatas laranjas.

A promotora descreve: A candidatura de fachada, chamada de “laranja”, basicamente, caracteriza-se por gastos de campanha inexistentes ou irrisórios, falta de engajamento na campanha eleitoral e votação inexistente ou pífia, constituindo-se em um crime contra a democracia. […] O registro de falsa candidatura corresponde a fraude do sistema eleitoral para obtenção de vantagem ilícita na disputa pelo poder e envolve estratégia partidária, trapaça e muitas vezes corrupção. É uma encenação social com a finalidade de burlar as cotas eleitorais de gênero previstas em lei e/ou desviar dinheiro público destinado a apoiar candidaturas de mulheres (não exclusivamente, mas majoritariamente) para favorecer candidatos específicos, aumentando suas condições de elegibilidade”. 

A ação é movida pelos vereadores suplentes Apolinário dos Santos Paiva Neto, Arquimário Reis Guimarães, Carmem Aroso Cassas, Cleilson Pessôa Rocha, Julio Cesar Soares Pinheiro e Paulo de Tarso Sousa.

Manifestação do Ministério Público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *