Governo do Maranhão vai encerrar drive-thru de testagem da covid-19 nesta sexta-feira (19)

No momento mais grave da pandemia da covid-19, o Governo do Maranhão anunciou nesta quinta-feira (18), que vai encerrar as atividades do drive-thru de testagem para Covid-19, montado no Parque do Rangedor, nesta sexta-feira (19). Em funcionamento desde o dia 20 de janeiro, o serviço realizou quase 30 mil atendimentos, sendo que quase 80% dos testes apresentaram resultado negativo.

De acordo com a assessoria da Secretaria estadual de Saúde: “Com a alta procura nas unidades, o foco é concentrar nas unidades de saúde, onde concentram mais de 80% dos casos positivos e os pacientes necessitam receber o protocolo para tratamento da Covid-19”.

As pessoas sintomáticas devem procurar as unidades de referência no tratamento da covid-19 para realizar o teste. Mas não foi especificado, quais locais vão realizar o exame. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, “todas as unidades fazem exames, desde que após avaliação médica, o profissional solicite exame… é uma prescrição médica, é uma suspeita após avaliação”.

Na rede pública existe muita reclamação quanto ao tempo de espera para realização de exames, assim como a oferta de testes.

A Secretaria estadual de Saúde informou que os testes rápidos foram destinados, primeiramente, a gestantes e idosos. Posteriormente, o público foi ampliado para pessoas com deficiência e adultos a partir de 45 anos. A inclusão de pessoas a partir de 45 anos no público-alvo foi uma decisão estratégica do poder público estadual para acompanhar o cenário da pandemia na Região Metropolitana de São Luís.

“O drive-thru cumpriu bem o seu papel, ao nos dar ferramentas para monitorar os casos ativos. Nossas equipes também puderam orientar a população. A testagem é um dos pilares adotados pelo Governo do Estado no enfrentamento à Ccovid-19”, ressaltou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande.

O público idoso representou a maior parte dos atendimentos do serviço. No total, foram 14.160 pessoas com 60 anos ou mais testadas. Na faixa etária de 50 a 59 anos de idade, foram realizados 9.599 testes. Adultos de 45 a 49 anos resultaram em 4.611 atendimentos. Foram testadas ainda 693 gestantes e 353 pessoas com deficiência.

“O Sistema drive-thru de Testagem no Parque do Rangedor tem sido extremamente importante. Embora o teste rápido IgM/IgG não seja a única forma de diagnóstico da doença, podemos considerá-lo uma valiosa alternativa para a triagem inicial e testagem em massa da população. Os resultados obtidos via teste rápido forneceram dados importantes para o entendimento e o rastreamento da infecção pelo novo coronavírus na população inserida no perfil atendido”, ressaltou Lícia Warwick Dourado Trinta, coordenadora do drive-thru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *