São Luís, Patrimônio Mundial

*Edivaldo Holanda Junior*
Prefeito de São Luís

Há exatamente 23 anos São Luís recebia o título de Patrimônio Cultural Mundial concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em reconhecimento à beleza e importância de seu conjunto arquitetônico original. Infelizmente, o Centro Histórico da nossa cidade passou por um período de abandono e degradação, pela falta de manutenção e investimentos.

Quando assumi a Prefeitura de São Luís, assumi também o compromisso de resgatar essa região que tem importância cultural, histórica e turística imensuráveis. Oito anos depois tenho o orgulho de dizer que um dos legados que a minha gestão deixa é a revitalização e reocupação do Centro Histórico, ação que contou e conta com a importante e respeitosa parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

E aqui destaco e agradeço o empenho da ex-presidente nacional do Iphan, Kátia Bogéa, e do superintende do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, para esse importante trabalho de resgate do nosso patrimônio histórico, que tanto orgulha a todos que amamos São Luís. Notadamente obras como as praças Deodoro e Panteon e as alamedas do entorno, Rua Grande, Praça da Mãe D’Agua, Praça da Alegria, Praça do Pescador, só para citar algumas.

Dando continuidade a esse importante trabalho de resgate do patrimônio histórico, a Prefeitura de São Luís ampliou os investimentos que já vinham sendo feitos na região destinando recursos do programa São Luís em Obras para novas intervenções.

Para enriquecer ainda mais o título de Patrimônio Mundial recuperamos e devolvemos à cidade e seus moradores o Mercado das Tulhas, o Largo do Carmo, Praça João Lisboa, Rua de Nazaré e entorno – conjunto de logradouros que estão entre os mais antigos da cidade –, além da Fonte das Pedras e a Praça da Misericórdia.

O Largo de São João, a Praça da Saudade e a nova Fonte do Bispo serão os próximos espaços que entregaremos ainda este mês.

Estas obras estão dando nova vida a espaços públicos antes abandonados e depredados, criando sentimento de pertencimento na população. A Praça da Misericórdia, entregue dia 1º deste mês após ser totalmente recuperada, incluindo a fonte e monumento centenário do local, é um dos exemplos de como recuperar logradouros históricos tem impactos positivos para a cidade.

O espaço que estava totalmente deteriorado voltou a ser usado pelos moradores do entorno como área de descanso e as crianças agora brincam no parquinho instalado no local. Com o espaço sendo apropriado pela comunidade do entorno temos a certeza que a praça se manterá preservada por muitas décadas.

Com a recuperação da Praça da Misericórdia pela primeira vez os comerciantes que trabalham no local receberam atenção do poder público e ganharam quiosques com toda a estrutura necessária para que possam manter seu trabalho e o sustento de suas famílias. Com a organização do comércio que já existia no espaço evitamos sua ocupação irregular.

Preservar e cuidar da manutenção do patrimônio cultural construído é um grande desafio da atualidade já que é preciso garantir sua proteção ao mesmo tempo em que a cidade se expande. Por isso, além das ações do poder público, que responsável pela gestão das cidades, os cidadãos, principais guardiões e interessados no desenvolvimento com qualidade sustentável, precisam cumprir seu papel e cuidar destes espaços.

Por isso, mais que recuperar logradouros históricos temos trabalhado para que estes espaços sejam adequados para as novas dinâmicas urbanas dos dias atuais, modernizando a região sem desrespeitar suas características arquitetônicas e sociais originais. Neste sentido, também estamos garantindo mobilidade e acessibilidade em toda a área de modo que todos os cidadãos ludovicenses e visitantes possam frequentar o espaço.

Por se tratar de uma cidade histórica viva era mais que necessário incluir uma programação cultural em sua rotina. Fizemos isto por meio da Feirinha São Luís, leva dezenas de pessoas todos os domingos para a Praça Benedito Leite. Também implantamos o Sarau Histórico e o Passeio Serenata, que levam teatro, música e poesia para as nossas praças históricas. Todas estas iniciativas caíram imediatamente no gosto popular, demonstrando que nossa cidade e população careciam destes eventos e que não se pode pensar em preservação do patrimônio levando em consideração apenas a recuperação arquitetônica.

Recuperado e contando com programação artística, o Centro Histórico de São Luís voltou a ser ponto de lazer, entretenimento e visitação cultural. O que antes era visto apenas como uma atração turística hoje faz parte do dia a dia da cidade, garantindo para as décadas futuras a manutenção da nossa cidade como patrimônio de todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *