Quem será a surpresa da disputa municipal em São Luís, após Eliziane em 2012 e Braide em 2016?

Nos últimos anos, a disputa eleitoral de São Luís tem sido marcada pelo surgimento de surpresas ao longo da campanha eleitoral. Foi assim em 2012 com Eliziane Gama e 2016 com Eduardo Braide. Em 2020, os favoritos para exercer essa função é o juiz aposentado Carlos Madeira (SDD) e o deputado estadual Yglésio Moyses (Pros).

Para ser considerado uma surpresa, não podemos incluir nesse status pré-candidatos que tenham robustas alianças e nem sejam considerados favoritos, ou seja, Eduardo Braide (Podemos), Duarte Júnior (Republicanos), Neto Evangelista (DEM) e Rubens Júnior (PCdoB), não tem como ser enquadrados nesse quesito, afinal já se nutre uma grande expectativa sobre os próprios.

Vale lembrar que Eliziane Gama foi candidata na marra em 2012. Na época, o PPS tentou impedir que ela disputasse, mas ela insistiu até o fim. Durante a campanha fez uma bonita propaganda partidária e nos debates foi mediana, mas o suficiente para lhe deixar em terceiro lugar com 13% superando nomes com estruturas maiores como Washington Luiz que obteve 11% e o ex-prefeito Tadeu Palácio que terminou com 4%.

O bom desempenho projetou Eliziane para uma expressiva votação de deputada federal em 2014 e terminou como a mais votada no Maranhão com mais de 133 mil votos.

Em 2016, foi a vez de Eduardo Braide surpreender. Com dez segundos de propaganda partidária, o então deputado estadual não tinha muito o que falar na Tv e no rádio, mas foram os debates na Tv Guará e na Tv Mirante que o colocaram no segundo turno, saindo de 3% no início da campanha para 21% no primeiro turno.

A onda Eduardo Braide foi muito maior tanto que ele alcançou a votação impressionante de mais de 130 mil votos para deputado federal somente em São Luís e terminou com um total de 189 mil votos.

Em 2020, pelo aspecto intelectual Carlos Madeira e Dr Yglésio são os que podem surpreender em um debate ou em uma campanha inovadora através da internet. Ambos têm atributos para isso, um veio da magistratura e o outro é doutor de fato e direito, além de possuir duas formações em medicina e direito. Porém, os dois possuem pouco tempo de propaganda partidária, portanto dificilmente vão virar o jogo no rádio ou na TV.

Adriano Sarney é outro que pode surpreender. Colocado de lado por seus próprios familiares, o deputado estadual terá a primeira oportunidade de mostrar que está na política não por ser um herdeiro de José Sarney, mas por sua competência. Formado em economia e com pós-graduação em Harvard, o pré-candidato do PV, pode enriquecer o debate e surpreender no final, fazer algo semelhante ao que ACM Neto fez em Salvador.

Detinha, Bira do Pindaré e Wellington do Curso poderiam surpreender, mas para que isso seja realmente considerado uma surpresa vão precisar chegar ao segundo turno ou apresentar uma campanha completamente diferente do que já foi visto, afinal são nomes que contam com robusta estrutura, caso de Detinha e os outros dois já são tarimbados, inclusive o deputado estadual já obteve 19% na eleição anterior, ou seja, o “sarrafo está mais alto” dessa vez.

Franklin Douglas e Hertz Dias poderiam surpreender, mas é muito provável que prossigam com o discurso cansado e surrado que são representantes do trabalhador e querem um governo comandado por proletários, e isso não convence muita gente que eles podem ser a solução de São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *