Engarrafamento de ambulâncias no Socorrão I expõe fragilidade da saúde pública no Maranhão

Uma cena chamou atenção nesta terça-feira (2), no Socorrão I – Hospital Djalma Marques – em São Luís. Mais de dez ambulâncias foram contabilizadas no pátio do principal hospital de urgência e emergência da capital maranhense. O médico Érico Cantanhede e o deputado estadual Yglesio Moyses foram os responsáveis por publicizar as imagens que chocaram a população e evidenciam a fragilidade do sistema de saúde público do Maranhão.

Érico Cantanhede escreveu: Hoje pela manhã (02/05/2020), no pátio do Socorrão I a quantidade de ambulâncias principalmente oriundas do interior do estado após as principais unidades hospitalares (macrorregionais) se transformarem em atendimento exclusivamente para o vírus chinês.

Falta logística por parte do governo do estado nos atendimentos em geral dos pacientes interioranos, pois as outras doenças como os abdômen agudos traumáticos e não traumáticos, além de doenças crônicas como diabetes e AVC não dão trégua e vão piorar a aportagem nos Socorrões em forma de ambulancioterapias do interior.

Um verdadeiro absurdo e descaso

Dr Érico Cantanhede

Já Yglesio Moyses, afirmou: Essas imagens foram feitas hoje, no Hospital Socorrão I. O pátio lotado de ambulâncias de diversos municípios do Maranhão, além das de São Luís. É um retrato da fratura exposta da saúde pública dos municípios do interior do estado. Durante um tempo, nos desacostumamos a ver essa procissão de ambulâncias para São Luís, mas, com a chegada da pandemia na maioria dos municípios, o alerta vermelho se acende para que os prefeitos sigam adotando medidas adequadas, de distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, para evitar uma nova onda da doença no Maranhão. É preciso a colaboração de todos!

1 thought on “Engarrafamento de ambulâncias no Socorrão I expõe fragilidade da saúde pública no Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *