Asfalto: desenvolvimento urbano e social

Por Edivaldo Holanda Júnior

Estamos com um ritmo intenso de obras pela cidade e entregaremos para a população novos ambientes de parques, estádio, mercados, monumentos históricos, ecopontos e galpões de triagem, escolas, além de equipamentos sociais. Reforçando todo esse trabalho de cuidado com a nossa São Luís, iniciei terça (16), no Vinhais, as obras de pavimentação em ruas e avenidas, dentro do macroprograma de melhorias na infraestrutura da capital que é o São Luís em Obras. E já nesta segunda-feira (23) começaremos também os trabalhos na região do Cohatrac.

Todos lembram que este ano mais uma vez tivemos um rigoroso inverno, o mais extenso e volumoso das últimas décadas que, infelizmente, causou muitos danos à nossa cidade. As ruas e avenidas de diversos bairros, por exemplo, tiveram a pavimentação comprometida. Em todos esses meses de muita chuva acompanhei de perto as demandas da população e durante esse período executamos medidas paliativas de recuperação dessas áreas. Me comprometi que assim que começasse a estiagem abríamos diversas frentes de obras de asfaltamento por São Luís, e assim estamos fazendo.

As obras de recuperação asfáltica que iniciamos chegarão prioritariamente aos bairros de São Luís que tiveram as ruas e avenidas danificadas pelas chuvas. Bairros da zona rural e das regiões Cidade Operária e Anjo da Guarda serão os próximos a receber os serviços, entre muitos outros.

Acompanhei pessoalmente o início das obras, que começaram pela Avenida 02, uma das mais importantes do bairro. Na quinta-feira (19) voltei ao Vinhais e os trabalhos na via já estavam concluídos. E estamos avançando rápido. Todo o entorno da Praça do Letrado, um dos pontos mais emblemáticos do Vinhais, já teve as vias recuperadas e vamos seguir trabalhando no bairro e recuperando as vias, que há mais de duas décadas não recebiam obras de pavimentação. E será com esta mesma celeridade que faremos os serviços na região do Cohatrac a partir de amanhã, recuperando ruas e avenidas.

O São Luís em Obras chegará às diversas regiões de São Luís com várias frentes de serviços em várias áreas. A pavimentação é mais um dos nossos eixos de trabalho que avançarão até o fim do período de estiagem. Somente no Vinhais iremos pavimentar mais de 60 ruas e avenidas, totalizando 16 quilômetros de asfalto novo.

Já recebi depoimentos positivos dos moradores do Vinhais como o do senhor José João Ribeiro, que há quase duas décadas aguardava pela requalificação da pavimentação da Avenida 02. Saber da satisfação da população com as obras que temos executado me motiva a seguir avançando com compromisso e determinação em minha gestão, e temos muitos resultados positivos para mostrar.

Desde que assumi a Prefeitura de São Luís, levamos pavimentação para mais de duas mil ruas e avenidas da nossa cidade. Mais de 100 bairros foram urbanizados, como Residencial Paraíso, Gancharia, Vila Isabel, Vicente Fialho, Vila Riod, entre outros. Com o São Luís em Obras, vamos alcançar muitos outros bairros da cidade, tanto para recuperar o dano causado pela chuva como para levar infraestrutura aos locais que nunca antes receberam pavimento.

Asfaltar as ruas e avenidas não tem efeito positivo apenas na infraestrutura e mobilidade da cidade. Esse tipo de obra influencia também a qualidade de vida e autoestima da população que, vendo seu bairro sendo urbanizado, passa a cuidar dele com mais carinho e investe em melhorias na sua casa. Nas regiões revitalizadas, surgem novas opções de lazer e até mesmo pequenos comércios. Em muitas regiões, a urbanização facilita o acesso a serviços públicos de limpeza, segurança, saúde, promovendo cidadania.

É assim que seguirei avançando em minha gestão, que deixará como legado para a cidade o maior programa de urbanização já visto, garantindo o desenvolvimento contínuo da nossa capital. Este é o meu compromisso com São Luís.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *