Seis partidos já confirmaram fusão com intuito de evitar as consequências da clausula de barreira

Após o resultado final da eleição do ano passado, diversos partidos correm riscos de ficar engessados por conta da clausula de barreira que exigiu a eleição de 9 deputados federais em 9 estados diferentes ou 1,5% dos votos válidos para a disputa proporcional. Buscando escapar das penalidades a ser impostas, seis legendas já acertaram seus processos de fusão. Eles são: PCdoB e PPL, Patriotas e PRP, e Podemos e PHS.

De acordo com o apurado, após as fusões vão ser mantidos os nomes e números do PCdoB, Patriotas e Podemos. Assim na prática, os partidos PPL, PRP e PHS vão cair no esquecimento, mas é o preço que está se pagando para garantir a sobrevivência.

No Maranhão, as fusões trazem poucas consequências, afinal dos partidos, apenas o PCdoB possui um número relevante de eleitos, dois federais e seis estaduais. Já o Patriotas, elegeu Júnior Marreca Filho e o Podemos, Aluísio Mendes.

Dentre os partidos que não alcançaram a clausula de barreira, três já anunciaram que não vão fazer fusões: DC, PMN e PSTU. Já PCB, PCO, PTC, PMB, PRTB e Rede, este último ainda está impedido de se incorporar com outro partido, pois tem menos de três anos que obteve registro no TSE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *