Suspeita de fraude na eleição do COREN gera mobilização de profissionais de enfermagem

Profissionais de Enfermagem realizarão um ato público às 8h da manhã desta sexta-feira, dia 6, na porta do Ministério Publico Federal. A mobilização é decorrente de várias fragilidades e inconsistências demonstradas durante as eleições para o COREN, realizadas no dia 1º de outubro.
Vários profissionais de enfermagem divulgaram em suas redes sociais que não conseguiram votar nas eleições 2017 do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN). O pleito, que aconteceu pela primeira vez através da internet, trouxe várias reclamações visto que o sistema travou no período de eleição, ocasionando assim uma prorrogação de 12 horas na votação. Além disso, vários profissionais receberam a mensagem de que já haviam votado, mesmo antes do votar.
As Chapas concorrentes já acionaram a Polícia Federal e  o Ministério Público Federal para que os fraudadores sejam identificados e sejam punidos. A Comissão Eleitoral também foi comunicada dos fatos ocorridos e as Chapas concorrentes entraram com ação anulatória das Eleições na Justiça Federal.
Um dos casos divulgados na internet foi do profissional de enfermagem Adriano Oliveira, que ao tentar votar, recebeu a mensagem “Eleitor já possui registro de voto”. 
Essa dificuldade de voto impactou diretamente centenas de enfermeiros, técnicos e auxiliares. Para ter acesso ao voto, o profissional deveria acessar o portal www.votaenfermagem.org.br  colocar seu CPF ou número do COREN e solicitar a senha. Esta era enviada para o email ou SMS que consta no cadastro do profissional junto ao Conselho, mas o número do telefone também pode ser mudado no momento da solictação da senha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *