Vereador Honorato Fernandes acompanha ensaio itinerante do Boi da Floresta

cortejo

No domingo (5), o vereador Honorato Fernandes (PT) esteve no bairro da Liberdade, acompanhando o penúltimo ensaio itinerante do Bumba Meu Boi da Floresta para a temporada junina 2016.

Ao microfone, o cantador oficial, João do Sá Viana conduziu as toadas que embalaram os brincantes no cortejo, que saiu da sede do Boi, percorreu as ruas da Liberdade e voltou para o barracão.

Acompanhando toda trajetória do cortejo, o vereador Honorato Fernandes elogiou os integrantes do Boi pela proposta de itinerância dos ensaios.

“É uma alegria estar junto com a comunidade da Liberdade e brincando com o Boi da Floresta, que está de parabéns pela iniciativa do ensaio itinerante. Sair do barracão e levar o sotaque para as ruas, sentindo o calor da comunidade é de fato uma outra atmosfera Parabenizo minha querida amiga Nadir e demais integrantes do boi que apoiaram a proposta”, afirmou o vereador.

O ensaio itinerante foi uma inovação proposta com o intuito de aproximar o Boi da comunidade, além de promover a interação entre brincantes veteranos e novatos. A iniciativa foi sugerida pelos brincantes e aceita pela coordenação, um ano após a morte de dois nomes emblemáticos na história do Boi da Floresta: o fundador do Boi, mestre Apolônio e Magno Aires, coordenador da tribo de caciques.

A proposta de itinerância nasceu em meio a esse triste contexto e da necessidade do grupo tomar novos ares, segundo a diretora do Boi, Nadir de Apolônio.

“A iniciativa de realização dos ensaios itinerantes é fruto de uma decisão coletiva. Fizemos questão de colocar o ensaio itinerante dentro da tradição dos ensaios oficiais. Sentimos essa necessidade, após a perca de duas pessoas importantíssimas para o Boi da Floresta, de modo que o nosso barracão ficou muito carregado de lembranças e a alternativa foi retirar o grupo de dentro do barracão, para que nós pudessemos respirar outros ares e sentir o calor do público que nos acolhe sempre, o calor da comunidade e sentir o que São Luís sente pelo Boi da Floresta”, disse Nadir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *