Professor da UFMA desenvolverá composições em instituto canadense

SÃO LUÍS – O professor Paulo Rios Filho, do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos, habilitação em Música, do Campus de São Bernardo, foi um dos premiados na Convocatória de Ajuda a Compositores para Residências Artísticas, promovida pelo Programa de Fomento das Músicas Ibero­Americanas (IberMúsicas), e deverá realizar, entre os meses de março e abril, residência no Canadá para criação de obra inédita para piano e eletroacústica. Paulo Rios foi um dos quatro brasileiros selecionados para desenvolver trabalhos no Instituto de Cultura “The Banff Centre”, na cidade de Banff, no Canadá.

Paulo Rios irá trabalhar na composição da primeira música da série pré-intitulada “Ramos”, que versa sobre o universo das rezadeiras do nordeste brasileiro, mais especificamente na história de vida e na música implícita nos pequenos rituais de cura de uma benzedeira em específico, a Dona Lúcia, moradora da região do Delta do Rio Parnaíba. “A obra foi encomendada pela pianista brasileira Luciane Cardassi, que vive no Canadá e que irá colaborar conosco, como intérprete, durante a residência artística”, contou o professor.

O IberMúsicas é um programa internacional que fomenta a presença e o conhecimento da diversidade cultural ibero-americana no âmbito das artes musicais. Atualmente é formado por nove países que financiam o programa: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Em 2016, o programa premiou 14 compositores de sete países latino-americanos que criarão novas obras musicais para formações instrumentais e vocais diversas, além de suporte eletrônico e multimídia, dinamizando a produção musical nos países envolvidos e promovendo o intercâmbio entre artistas latino-americanos e de outros lugares do mundo, além de divulgar suas produções.

Sobre o professor

Paulo Rios Filho é formado em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui Mestrado e Doutorado pela UFBA. Em 2009, foi premiado com a peça “Choro de Estamira”, no Brazilian Composers Competition, na Holanda. Também foi laureado com a obra “O Enigmático Gato de Rimas”, no prêmio Funarte/XVIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no Rio de Janeiro.

O professor e compositor vem tendo suas obras apresentadas em diversos estados brasileiros, além de em países como Holanda, Portugal, Argentina, Rússia, Venezuela, Alemanha e Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *