Nome do Jiu Jitsu mundial participa de atividade em São Luís
Um dos maiores nomes do Jiu Jitsu mundial esteve no sábado (23), em São Luís, ministrando um seminário para praticantes da atividade esportiva. O Mestre Ricardo De La Riva reuniu dezenas de atletas que praticam a luta e os participantes tiveram a oportunidade de aprender na prática como aplicar um dos golpes mais famosos, a Guarda De La Riva.
A Guarda De La Riva é uma técnica de jiu-jitsu bastante recente, criada em meados dos anos 80, pelo próprio mestre De La Riva. Das técnicas de jiu-jitsu que envolvem nomes de atletas – “Kimura”, “Ezequiel” e “De La Riva” – esta é a única que dá nome a um atleta do jiu-jitsu e a única das três que surgiu de fato durante a evolução do jiu-jitsu, visto que Kimura e Ezequiel eram judocas e as técnicas que levam seus nomes são técnicas antigas do Judô (a “Kimura” é conhecida no judô como Ude Garami, e a “Ezequiel” é conhecida no judô como Sode Guruma Jime).
O Mestre De La Riva explicou que ao contrário do que muitos pensam, o Jiu Jitsu não é apenas utilização da força física, mas uma ótima oportunidade para ganhos psicológicos como o aumento da concentração e desenvolvimento de habilidades como a percepção de estratégias.
O presidente da Federação Maranhense de Jiu Jitsu, Léo Gladson, falou que a presença de Ricardo De La Riva no estado só aumenta o interesse dos atletas e novos praticantes pela luta. De acordo com o dirigente esportivo, mais de 2.800 atletas já estão registrados no Maranhão, mas que este número pode ser bem superior a 4 mil, uma vez que muitos praticam a atividade sem estarem registrados na FJJMA.
A atividade foi desenvolvida pela Academia Life Club e teve como principal objetivo a dar notoriedade à prática esportiva no Maranhão, além de atrair novos praticantes, uma vez que o esporte cresce cada vez mais a cada ano.