Reitor Natalino Salgado vai entregar 12 obras em 5 dias

As vésperas de concluir o seu mandato de reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado mantém um ritmo intenso de inaugurações de prédios e campi da instituição, mantendo o ritmo dos últimos meses, quando dezenas de obras de grande relevância já vinham sendo entregues a comunidade acadêmica. Muitas das estruturas já estão em pleno funcionamento. Na próxima semana, entre o dia 5 e 10 de outubro, 12 obras serão entregues, destaque para a Fábrica Santa Amélia e a Tv UFMA que vão contar com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB).

Natalino Salgado deixará a UFMA com um enorme legado. A universidade é considerada como a melhor instituição do ensino superior do Maranhão e uma das melhores do país com produção acadêmica, registro de patentes e desenvolvimento de projetos científicos de extrema relevância para sociedade.

Além de entregar obras, o reitor vai deixar assinadas ordens de serviços para conclusão da nova biblioteca central e de recuperação do prédio do antigo Sioge, onde deve funcionar o Museu de Arqueologia do Maranhão.

“A Universidade Federal do Maranhão vive uma nova era. Promovemos inclusão social. Praticamos o processo de interiorização de forma responsável, garantindo as condições necessárias para o desenvolvimento de graduações e pós-graduações. Garantimos acessibilidade. A nossa UFMA passou também por um processo de inovação, hoje podemos dizer com orgulho que temos uma instituição de ensino superior com qualidade e acreditada nacionalmente e internacionalmente”, destacou Natalino Salgado.

Na próxima segunda-feira (5), Natalino Salgado e sua comitiva inauguram o campus de São Bernardo, dia 9 (sexta-feira) o de Bacabal e dia 10 (sábado), o de Codó. Durante a gestão do atual reitor ainda foram construídos, ampliados e entregues os campi de Chapadinha, Imperatriz, Grajaú e Pinheiro. O campus de Balsas está sendo construído e já tem recursos garantidos para conclusão das obras.

A inauguração dos campi do continente evidencia uma das principais marcas da gestão de Natalino Salgado a frente da UFMA: o processo de interiorização. De forma responsável, o reitor ampliou de 3 para 9 campi no estado.

A administração superior não só garantiu a estrutura como a construção de salas de aula, laboratórios, bibliotecas, auditórios, restaurantes universitários, praças esportivas, espaços acadêmicos e culturais, como realizou inúmeros concursos e incentivou a formação dos docentes. Centenas de professores foram contratados para as unidades acadêmicas. Resultado disso foi a possibilidade da chegada de pós-graduações nos municípios do continente.

Em São Luís, a Fábrica Santa Amélia vai abrigar os cursos de Hotelaria e Turismo, além de ser instalado um Hotel Escola. A reforma da instalação histórica vai possibilitar a revitalização de uma área do Centro Histórico que estava abandonada e servindo de abrigo para usuários de drogas por quase 30 anos. O investimento que girou em torno de R$20 milhões vai possibilitar o prédio oferecer um auditório moderno com 370 lugares, laboratórios, biblioteca setorial, salas de aula, salas para desenvolvimento de empreendedorismo, assim como práticas culturais, além de se tornar um ambiente multiuso.

Já na Cidade Universitário no Bacanga, a TV UFMA será inaugurado e vai oferecer a melhor estrutura da prática jornalística no Maranhão, além de produzir diariamente conteúdo informativo, opinativo e educacional de qualidade para a população do estado.

Ainda serão entregues os prédios da graduação de Ciências Biológicas, o NTI (Núcleo de Tecnologia e Informática), Odontologia, o Pavilhão Tecnológico, Núcleo de Esporte, Casa da Justiça e a pós-graduação do CCET.

Mais inaugurações

Na sexta-feira (2), o reitor Natalino Salgado ainda entregou o Laboratório de Ensino e Pesquisa de Engenharia Química. Na oportunidade, ele foi homenageado por professores, alunos e técnicos do curso que agradeceram a recuperação e ampliação da estrutura que era um dos sonhos dos que desempenham atividades na graduação.

Natalino ainda vistoriou a Fábrica Santa Amélia, acompanhado de Kátia Bogéa, superintendente do IPHAN no Maranhão.

PROGRAMAÇÃO DAS INAUGURAÇÕES DE ESTRUTURAS DA UFMA

Dia 5

Campus de São Bernardo – 9h

Dia 7

Fábrica Santa Amélia – 16h

TV UFMA – 17h30

Dia 8

Prédio de Ciências Biológicas – 8H

NTI – 9H

Odontologia – 10h

Pavilhão Tecnológico – 11h

Núcleo de Esporte – 11h30

Dia 9

Casa da Justiça – 8h

Pós-graduação do CCET – 9H

Campus de Codó – 18H

Dia 10

Campus de Bacabal – 11h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *