Professores da UFMA defendem memorial em busca do maior título da carreira docente

Nos dias 03 e 19 de outubro, a Universidade Federal do Maranhão foi palco das defesas dos professores Antônio Augusto Moura da Silva, Luciane Maria Oliveira Brito, Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento, Natalino Salgado Filho, Patrícia Maia Correia de Albuquerque, Silvana Maria Moura da Silva e Orlando Jorge Martins Torres. Todos da área da saúde e em busca do topo da carreira docente das universidades brasileiras, que é ser Professor Titular da Carreira do Magistério Superior.

Considerado o maior título da carreira acadêmica, o Professor Titular é um cargo acima do professor doutor, a partir desse ponto o docente representa autoridade máxima na sua área de atuação dentro da universidade. De acordo com os requisitos exigidos estão: ter doutorado, ser aprovado em processo de avaliação de desempenho e lograr aprovação de memorial que deverá considerar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante.

Conheça um pouco dos novos Professores Titulares da UFMA:

Antônio Augusto Moura da Silva

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrado e Doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado em Epidemiologia Perinatal na National Perinatal Epidemiology Unit, Universidade de Oxford. É pesquisador 1-B do CNPq. Foi membro titular do Comitê Assessor da área de Saúde Coletiva e Nutrição do CNPq (2011/2014). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: baixo peso ao nascer, mortalidade infantil, prematuridade, cesariana e obesidade.

Luciane Maria Oliveira Brito

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Realizou Mestrado em Medicina (Ginecologia) e Doutorado em Medicina (Ginecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Saúde Materno-Infantil da Universidade Federal do Maranhão (2004-2010). É Gerente do Biobanco de Tumores e DNA do Maranhão, Acadêmica Titular da Academia Maranhense de Medicina, Consultora ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, Bolsista de Estimulo e Produtividade em Pesquisa-FAPEMA. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Mastologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ginecologia endócrina e oncológica (Papilomavirus humano)

Maria do Desterro Soares Brandão Nascimento

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás, Doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo e estagio pós-doutoral pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Oncologia/INCA. Docente do curso de doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde do Adulto e da Criança (PPGSAC) da UFMA. Estatutária-docente do Hospital Universitário da UFMA, sócia da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, bolsista de pós-doutorado – Programa Nacional de Cooperação Acadêmica, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, sócia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e II secretária da Academia Maranhense de Medicina. Depositou a Patente em grupo de pesquisa: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020130292435; Instituição de registro:INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Natalino Salgado Filho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, presidente da comissão – Ass. Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, membro efetivo – Kidney International Society e membro efetivo da Sociedade Brasileira de História da Medicina. Diretor do Hospital Universitário da UFMA (1997-2007). Docente do Programa de Pós-graduação em Saúde do Adulto e da Criança. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (mestrado e doutorado). Atual Reitor da UFMA. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial, nefropatia, diabetes, envolvimento renal e diabetes mellitus. Coordenador da pesquisa The Prevalence the Chronic Kidney Disease in Minority Groups (PrevRenal). Coordenador do projeto Multidisciplinar em Nefrologia (UNA-SUS).

Patrícia Maia Correia de Albuquerque

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado e Doutorado em Entomologia pela FFCL-USP Ribeirão Preto. Realizou estágio pós doutoral no Museu de História Natural da Universidade de Oxford, Inglaterra, em Biologia da Nidificação de Abelhas. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Universidade Federal do Maranhão (PPGBC) e do Doutorado da Rede Bionorte (PPG-BIONORTE). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Estrutura de Comunidades Apícolas e Florísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: apoidea, abelhas, sistemática, biologia da polinização, nidificação e meliponicultura. Coordenadora estadual do Programa de Pós-Graduação da Rede BIONORTE, pelo estado do Maranhão (PPG-BIONORTE).

Silvana Maria Moura da Silva

Possui Pós-Doutorado pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação Motora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA  Docente Permanente e Orientadora no Mestrado em Educação da UFMA. Docente Permanente e Orientadora no Mestrado em Saúde Materno Infantil da UFMA. Docente Colaboradora no Mestrado de Ciências da Saúde da UFMA. Professora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (CEDEI) da UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Especial do Mestrado em Educação da UFMA. Coordenadora Geral do Centro de Excelência em Paradesporto da UFMA. Atua nos seguintes temas: Educação Especial, Educação Física Adaptada, Brinquedoteca Hospitalar, Educação Física Hospitalar (Terapia para Enfermos Especiais), Primeira infância, Estimulação Precoce, Deficiência Visual.

Orlando Jorge Martins Torres

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mestrado em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutorado em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Livre-Docência em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Estágio em Cirurgia de Hérnia no Shouldice Institute (Canadá). Estágio em Cirurgia do Fígado e Vias Biliares no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (New York – USA). Estágio em Transplante de Fígado no Thomas Starzl Liver Transplantation (University of Pittsburgh Medical Center – USA). Estagio em Cirurgia do Fígado e Vias Biliares no MD Anderson Cancer Center (Houston – Texas – USA). Estágio em Cirurgia do Fígado, técnica Habib no Imperial College of London (London – UK). Tem experiência em Cirurgia do Aparelho Digestivo, atuando principalmente nos seguintes temas: Câncer do Aparelho Digestivo, Cirurgia do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas, Videolaparoscopia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *