Sucessão na UFMA: Nair Portela e Fernando Carvalho recebem apoio de todos os diretores dos Centros da UFMA no interior


A quatro meses da consulta para a escolha dos novos reitor e vice da Universidade Federal do Maranhão, a professora Nair Portela, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, larga na frente e consegue apoio de todos os diretores dos campi do interior. Eles também decidiram apoiar a candidatura de Fernando Carvalho Silva a vice-reitor. O comprometimento de ambos com a política de expansão e consolidação da UFMA nas oito cidades maranhenses onde a universidade está inserida é a principal motivação do grupo no apoio aos candidatos.

Reunidos na última sexta-feira, os diretores do Campus de Pinheiro, Riclkey Marques; de Balsas, Francisco de Assis Conceição; de Codó, José Carlos Aragão Silva; de Bacabal, Márcio Javan de Lima; de Grajaú, Sandra Maria Barros; de Chapadinha, Jocélio Santos Araújo; de São Bernardo, Lorena Martiniano e de Imperatriz, Marcos Fábio Belo Matos, manifestaram o desejo de que a UFMA continue se expandindo e possa assegurar novas conquistas para o continente. “Tenho 39 anos de UFMA e nunca vi a universidade avançar tanto em uma só administração. É preciso garantir que todo esse trabalho não seja interrompido”, disse o professor Francisco de Assis Conceição.

Nair Portela agradeceu o apoio dos diretores e disse que o seu plano de trabalho e de Fernando Carvalho para atender aos anseios da comunidade universitária, tanto do interior quanto do campus de São Luís, está sendo construído coletivamente com a participação de todos os segmentos da UFMA: professores, estudantes e técnicos administrativos. “As metas a serem definidas contemplam as prioridades de cada um dos Centros, sem exceção. Nosso compromisso é superar os desafios para aprimorar cada vez mais tudo que já foi conquistado”, assumiu.

Segundo Nair Portela, o avanço que a UFMA experimentou nos últimos sete anos é muito maior que a salto visível na sua infraestrutura. A implantação de novos cursos de graduação, o fortalecimento da pós-graduação e do programa de interiorização, a valorização dos recursos humanos, o aumento dos bolsistas da iniciação científica e da qualificação do corpo docente, na opinião da candidata, contribuíram decisivamente para a melhoria dos indicadores acadêmicos da instituição.

Fernando Carvalho, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, também ressaltou o crescimento vertiginoso na área. “Em 2007 tínhamos 12 cursos de mestrado, hoje são 31, e apenas um de doutorado, hoje são nove. O número de discentes na pós-graduação saltou de 404 para 1061, o que mostra o crescimento da UFMA com qualidade e excelência”, comprova.

A consulta para escolha do novo reitor da UFMA será realizada em junho em data ainda a ser definida pelo Conselho Superior da universidade. O mandato do reitor Natalino Salgado, que apoia Nair Portela e Fernando Carvalho, vai até outubro deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *