Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Debandada do PDT: partido deve perder vereadores

9 de dezembro de 2014 : 10:07
O PDT do Maranhão está passando por um novo processo de crise interna. Mesmo o após ter feito parte da aliança vitoriosa que elegeu Flávio Dino (PCdoB) ao governo do estado, uma ala do partido está descontente com a condução na negociação de cargos e participação no governo. Além de perder nomes como o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo e o ex-presidente do STJ, Edson Vidigal, a legenda ainda corre risco de perder dois vereadores de São Luís e um suplente devem anunciar sua desfiliação ainda esse ano. 

Ivaldo Rodrigues, Barbosa Lages e Alencar Gomes estão preparando sua desfiliação do PDT, pois entendem que não estão sendo prestigiados pela direção municipal que é comandada pelo deputado federal Weverton Rocha.

O trio fez uma reunião na semana passada com Hilton Gonçalo e Edson Vidigal, e juntos buscam um novo caminho. A principio os vereadores e o suplente poderiam migrar do PDT para o PR.

Além deles, existe a insatisfação por parte de Chico Leitoa, vice-presidente estadual do PDT. Apesar de ter sido beneficiado com a escolha de Neto Evangelista (PSDB) e Bira do Pindaré (PSB) para secretarias, fazendo com que Rafael Leitoa (PDT), assuma o mandato de deputado estadual, Chico Leitoa acredita que não está existindo diálogo no partido e que as decisões só passam por Weverton Rocha.

Chico Leitoa deve fazer uma manifestação pública, através de uma carta sobre a sua insatisfação quanto a condução do PDT no Maranhão.

Vale lembrar que os pedetistas foram contemplados com três secretarias no governo Flávio Dino: Trabalho de Julião Amim, Agricultura de Márcio Honaiser e Educação de Aurea Prazeres. As duas últimas ligadas a Weverton Rocha. 

Caso os vereadores confirmem mesmo as saídas do PDT, o partido pode ingressar uma ação no TRE por infidelidade partidária e cassar o mandato dos legisladores. Ocorrendo isso, os ocupantes das vagas poderiam ser Moacir Feitosa e Dr Edmundo.

Weverton Rocha foi procurado para comentar o assunto, mas seu celular se encontra desligado.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>