Assembleia vai celebrar 160 anos da Associação Comercial do Maranhão

Em votação simbólica, o Plenário aprovou, na manhã desta quinta-feira (5), o Requerimento n° 141/14, de autoria do deputado Afonso Manoel (PMDB), que solicita que seja realizada sessão solene especial alusiva aos 160 anos de fundação da Associação Comercial do Maranhão (ACM). A cerimônia ficou marcada para o próximo dia 14 de agosto.


Ao justificar o requerimento, o deputado Afonso Manoel ressalta que a ACM foi fundada no dia 21 de agosto de 1854, com a eleição de uma missão de notáveis comerciantes, que deveriam representar em todos os aspectos a classe comercial do Maranhão. Para presidir a comissão, elegeu-se a Comendador João Gilberto da Costa, figura eminente da sociedade daquela época. 

“A trajetória da ACM se confunde com a história do comércio no Maranhão, pois identificada com as aspirações do mesmo, a “Comissão da Praça”, como ficou conhecida, teve uma atuação marcante junto ao Império e à Província até o ano de 1878, quando, sob comando de José da Cunha Santos Junior, transformou-se na Associação Comercial do Maranhão. É importante também destacar que não só os interesses da classe comercial foram objeto da atuação da ACM”, salientou o deputado Afonso Manoel.

Ele lembrou que a ACM sempre foi parceira da comunidade maranhense, defendendo-a ou procurando ser porta-voz dos seus anseios junto aos setores públicos, na intenção de estender à sociedade de modo geral maiores benefícios e melhorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *