Professores da UFMA criam novo sindicato

Mais de duzentos professores da Universidade Federal do Maranhão realizaram um encontro no Hotel Holliday Inn para criar um novo sindicato que represente a categoria nas decisões políticas junto ao governo federal. Este foi o segundo encontro dos professores para a criação de uma célula local da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior – PROIFES – que está sob a coordenação de uma comissão provisória formada pelos professores José de Ribamar Mendes Bezerra; Dimas dos Reis Ribeiro e Cristiano Leonardo de Alan Kardec Capovilla Luiz.

O encontro serviu para análise, discussão, deliberação e aprovação do estatuto e do edital de convocação da próxima reunião quando os participantes vão oficializar a criação da entidade. A intenção dos professores é utilizar intensamente as redes sociais de informação para aumentar o número de sindicalizados já no início do seu funcionamento.

A ideia de criação de um outro sindicato que possa representar os interesses dos professores da Universidade Federal do Maranhão deve-se ao fato de que a atual Associação dos Professores da UFMA, a APRUMA, não tem representado os reais interesses da categoria preferindo – em vez disso-, se envolver com questões político-partidárias. Por conta desse posicionamento, os filiados à APRUMA deixaram de participar das atividades da entidade que, neste momento, está completamente esvaziada.

Há poucos dias, o presidente do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim, disse em entrevista a um jornal potiguar que o papel do novo sindicato dos professores das Instituições Federais de Ensino Superior “é estar próximo das bases, dos professores”. Ele esteve na Universidade Federal do Rio Grande do Norte para participar de um debate sobre a carreira do magistério superior e da nova previdência. Em pauta, as conquistas e desafios da nova carreira, reestruturada com a Lei 12.772/2012, as regras de funcionamento do Fundo da Previdência Complementar do Servidor Público Federal – Funpresp, e os critérios para progressão à classe de titular.

Como se vê, temas como esses interessam diretamente o professor, muito mais que perseguições ou o uso do sindicato para servir de trampolim eleitoral. Deve ser por isso que muita gente está pulando fora do barco da APRUMA. 

9 thoughts on “Professores da UFMA criam novo sindicato

  1. Com certeza mais um sindicato criado pelo Governo para assinar as suas decisões que só destroem a carreira dos professores das IFES. Será que esses quase 200 sabem o que significa destruição da carreira?? Não devem saber pois sobrevivem através da ajuda de conchavos,empregos para familiares via fundações, bolsas indicadas, e chefias para sobreviverem. Não sabem o que é precarização, falta de condições de trabalho, falta de uma carreira estruturada e a perca da autonomia constitucional das IFES. Mais uma manobra da UFMA para tentar desviar o foco das suas verdadeiras intenções, ou seja, perpetuar um grupo no poder que saqueia, destrói e que tenta retirar direitos dos professores, conquistados na luta. Será bom para conhecermos quem são os verdadeiros babadores da atual gestão.

  2. Espero que todos os professores concursados, de carreira, que estavam presentes ao encontro, leiam que o senhor Raul Sá Silva, detentor da “verdade”, diz mais acima. São por ações e palavras deste porte que levam a ampla maioria dos professores a NÃO participarem dos fóruns da apruma! Reuniões completamente esvaziadas, onde uma casta de burocratas aparelham o sindicato e detêm a “verdade” sobre o que querem e o que pensam os professores! Continuem assim: menosprezando os professores da UFMA!

    Profª Maria José

  3. Com certeza a Profª Maria José deve ter alguma outra renda dentro da UFMA ou por fora, pois se ela for professora da UFMA saberá o quanto está a situação financeira dos mais de 60 mil professores filiados ao ANDES-SN e de outras Instituições Federais de Ensino.
    Mas com certeza ela não deve saber, pois deve sobreviver com algumas bolsas a mais no seu salário, algum cargo de chefia ou então alguns contratos para seus familiares nas fundações da UFMA. Eu não sou e nunca fui detentor da verdade, mas lembre-se que a Administração Superior da UFMA já tentou por duas vezes na sua atual gestão, cooptar a APRUMA através da colocação de chapa da reitoria na eleição da entidade, e que foi derrotada nas vezes em que tentou. Esse tal de Proifes não tem mais de 5 mil filiados e as assembleias são virtuais, onde até o MPOG, MEC e Governo assistem a tudo para poder controlar melhor as decisões. Professora, procure lutar por sua classe e não buscar destrui-la com a criação deste “JUDAS” sindical.

  4. Olha os nomes de quem tá na “comichão” provisória! Olha as caras que estão na foto! Só pelegos!!! Cheios de espírito “Natalino”!!!

  5. Como a APRUMA que agregar os professores que não estão gostando da gestão? Desse jeito, com falta de respeito? Basta não queremos uma associação dos professores refém do PSTU e PSOL.

  6. A APRUMA, monta uma eleição sem a menor legitimidade, às escondidas para poder manter o PSTU e PSOL que aparelharam a entidade na direção!!! Usa o dinheiro da entidade não para defesa da classe dos professores, mas para defender o interesses desses dois partidos! Vão para o interior dizer para o professores concursados pelo Reuni que eles jogaram uma pá de cal na carreira dos professores do ensino superior! Defendem “os seus” em recursos e atacam pessoas que nem mesmo conhecem, indiscriminadamente! A APRUMA chora porque está perdendo legitimidade, teme pois sente o perigo.

  7. Esse anônimo deve almoçar e jantar com alguns “natalinos” todos os dias e deve limpar e lavar os pratos para poder ser alguém no meios dos babadores. Das várias instituições sindicais existentes no Maranhão, talvez a mais democrática é a APRUMA, vide as duas eleições que a Reitoria perdeu. Se ela não fosse democrática nem conseguiriam criar e ter chapa da Reitoria nas eleições. A APRUMA nunca foi e nunca será comandada por partidos, só não podemos é proibir que algum associado seja ligado a algum partido, isso é uma escolha pessoal, e até o Reitor é filiado ao PDT, ou vcs não sabiam???
    Enquanto os professores estiverem unidos, o Governo/MPOG/MEC não conseguirão privatizar a educação como já fizeram com o HU, e muito menos acabar com a carreira dos professores.

  8. A Apruma não tem prumo, não tem orientação, não tem rumo.Nunca representou interesses dos docentes. A insatisfação é geral. Isso não é sindicato. Agora vão dizer que é puxa saco do reitor. O que está em jogo não é o reitor que pra mim pouco interessa a quem ele é filiado o que interessa são as lutas para as conquistas dos docentes e esse perfil a apruma não tem. Nada de apruma, radicais a serviço do pstu e psol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *